Imperador do Japão recebe público no seu 63.º aniversário

Naruhito, o imperador japonês, expressa sua gratidão à esposa e à filha, ao mesmo tempo que relembra fatos importantes recentes.

Imperador Naruhito falando ao público no seu aniversário (JNN)

O Imperador Naruhito, que assumiu o trono do Crisântemo em 1.º de maio de 2019, comemorou seu 63.º aniversário, ocasião em que pela primeira vez falou diante de um público de 4,8 mil pessoas no Paço Imperial, desde a sua entronização.  

Publicidade

“Estou muito feliz em receber os parabéns de todos no meu aniversário”, disse. Mencionou os danos causados pelas fortes nevascas neste inverno, transmitindo suas palavras de pronta recuperação.

Também conversou com a imprensa durante 45 minutos.

As suas primeiras palavras foram de sua sincera gratidão para a esposa, a Imperatriz Masako, que comemorou o seu 30.º aniversário na Casa Imperial.

Imperador Naruhito e a imperatriz Masako, 30 anos de casados (NHK)

“Sou profundamente grato e comovido pelo fato de que desde que Masako e eu nos casamos quando tinha 29 anos e meio, ela passou mais da metade de sua vida comigo na Família Imperial. Nós dois passamos por muitas coisas juntos, ajudamos uns aos outros e compartilhamos nossas alegrias e tristezas enquanto avançávamos”, disse Naruhito, expressando seus sentimentos e emoções.

Também proferiu palavras à sua única filha, a princesa Aiko. “Mesmo estando ocupada com seus estudos, ela sempre fala sobre assuntos divertidos para suavizar o clima em casa e tornar nossa vida tranquila e agradável, enquanto acumula experiências valiosas”, elogiou.

Sobre a retomada às visitas depois de 3 anos, “foi um grande prazer para nós visitar as áreas distantes, conhecer e conversar com as pessoas”, disse. 

“Reflito sobre a tragédia da feroz Batalha de Okinawa, a história das dificuldades pelas quais o povo de Okinawa passou, e oro pelo repouso das almas daqueles que perderam suas vidas. Ao mesmo tempo, agradeço a preciosidade da paz que desfrutamos atualmente e fiquei profundamente impressionado com a importância dela”, disse em relação à visita do casal em Okinawa, em outubro do ano passado.

Também não deixou de destacar a perda da “Sua Majestade, a Rainha Elizabeth, me tratou calorosamente em várias ocasiões durante meus estudos no exterior e visita ao Reino Unido, e estou profundamente grato por suas muitas considerações”.  

Em relação à pandemia do coronavírus, que continua causando um grande impacto na sociedade, expressou sua gratidão às equipes médicas e aos trabalhadores essenciais.

“Na comunidade internacional, em vez de pensar apenas em nosso próprio país, devemos manter diálogos para superar diferenças e trabalhar juntos para resolver problemas … Expresso fortemente a importância da paz“, disse o Imperador em relação à invasão da Rússia na Ucrânia.  

Fontes: NHK e JNN

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Escondeu morte do pai e recebeu aposentadoria por 4 anos

Publicado em 23 de fevereiro de 2023, em Crime

Pai morre dentro de casa, mas filho não apresenta certidão de óbito e continua recebendo aposentadoria por 4 anos.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!