Mistério desvendado pela tecnologia: múmia da sereia do Japão

A múmia da sereia guardada como uma das preciosidades do templo foi estudada cientificamente e os resultados foram anunciados pela equipe de investigação.

Múmia da sereia zelada por gerações no templo budista (RSK)

Na antiguidade as sereias foram associadas a eventos não muito agradáveis na Europa, África e Ásia, com relatos de terem sido vistas pelos pescadores e marujos. 

Publicidade

Uma múmia de sereia está na coleção dos tesouros do Templo Enju-in, na cidade de Asakuchi (Okayama). Guardada como uma preciosidade, o ser mítico tem cabeça e o membro superior de um primata e corpo de peixe, dentro de uma caixa, original, como foi encontrada.  

A múmia da sereia foi colocada em uma caixa de kiri japonês, acompanhada de um texto em papel. “Uma sereia capturada em uma rede de pesca no mar de Tosa durante a era Genbun (1736-41)”, diz o texto em japonês, mas como a sereia chegou ao templo é desconhecido. Tosa é o nome antigo da atual província de Kochi.

Como é a múmia da sereia

Ela já foi objeto de estudos pois desperta grande curiosidade, com tamanho de cerca de 30 centímetros. 

Múmia da sereia guardado como chegou ao templo, em caixa de kiri (RSK)

A parte superior do corpo lembra um primata, com órbitas voltadas para a frente, orelhas, nariz, cabelo e braços com cinco dedos, enquanto a parte inferior do corpo é coberta por escamas. 

O sacerdote do templo decidiu entregá-la a uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ciências e Tecnologia de Kurashiki, em Okayama, para ser estudada, sem ter que ser cortada ou serrada.

Os cinco pesquisadores iniciaram a investigação científica em fevereiro do ano passado na tentativa de descobrir o mistério da sereia. Na ocasião, Takashi Kato, professor de ciências da vida e paleontologia na mesma universidade disse: “As sereias foram objeto de adoração durante o período Edo e continuaremos a pesquisa do ponto de vista da lenda também”.

Mistério da múmia de sereia desvendado

Os pesquisadores realizaram todos os tipos de exames necessários, usando tecnologia de ponta. Pela primeira vez a sala de tomografia do hospital veterinário anexo foi usada para os cortes transversais de uma múmia de sereia.  

Imagem da tomografia da múmia (RSK)

O professor Takashi Kato, da equipe, afirmou: “Dos ombros para cima, a cabeça parece um mamífero, especialmente um primata. Mas os dentes não se parecem com os de um mamífero”. Segundo ele, mais se parecem com os répteis e peixes carnívoros.

Dentição da múmia revelada pela tomografia (RSK)

Havia escamas no corpo inferior mas também nos ombros e nos braços. 

Enfim, saiu o resultado e o mistério é finalmente desvendado.

A equipe de cientistas anunciou na terça-feira (7) que a múmia de sereia não tem o esqueleto principal, como a coluna e costelas, e que se trata de um boneco.

A metade superior do corpo, como a cabeça, foi feita de papel e gesso, enquanto que seria o tórax tinha pele de baiacu, com enchimento de pano, papel e algodão. A metade inferior do corpo foi feita com um peixe parecido com pescada, com pelos animais colados. Com base nas escamas que caíram, provavelmente foi feito nos idos finais do ano 1800, portanto, no século 19.

“Muitas pessoas da região unem suas mãos e seus pensamentos, os habitam nessa múmia. É feita de material que tinha vida, por isso, quero continuar a zelar por ela”, disse Hirozen Kuida, 61, o principal sacerdote do Templo Enju-in, ao saber do resultado científico.

Fontes: Asahi e RSK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Menina de 7 anos é diagnosticada com câncer de mama no Chile

Publicado em 8 de fevereiro de 2023, em Notícias do Mundo

A mãe da menina, do Chile, encontrou um nódulo no mamilo da filha pela primeira vez quando ela tinha 5 anos.

Ilustrativa (banco de imagens)

Acredita-se que uma menina tenha se tornado a pessoa mais jovem no mundo a ser diagnosticada com câncer de mama, aos 7 anos de idade.

Publicidade

A mãe da menina notou um pequeno nódulo no mamilo da filha quando ela tinha 5 anos, na hora do banho.

Dois anos depois foi confirmado como câncer de mama e a menina então foi então submetida a uma operação para remover o tecido afetado.

“Quando eu estava secando minha filha e passando creme notei um pequeno nódulo em seu mamilo”, disse a mãe.

“O médico me disse que isso não era normal e que cresceria se fosse deixado como está por um longo tempo, mas ele nunca me falou que chegaria a isso”.

“Agora minha filha está mutilada e essa é a dor com a qual eu tenho que conviver. A única coisa que ela me menciona quando eu a levo ao oncologista é que ela não quer ficar careca”.

“Mais além, ela não entende que perdeu seu seio”.

Atualmente, a família está aguardando resultados de testes para descobrir se o tumor começou a se disseminar para outras partes do corpo.

Se o diagnóstico da menina não melhorar, a família disse que visitará especialistas em Barcelona, na Espanha, que têm experiência em tratar jovens pacientes de câncer.

O hematologista pediátrico e oncologista Francisco Barriga disse que “a maioria das mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama têm entre 50 e 60 anos”.

“A partir daí ele começa a aparecer com menos frequência, e um caso de uma criança com menos de 7 anos é completamente incidental”.

Felipe Tagle, presidente da Associação Chilena de Pacientes de Câncer, acrescentou que muitos médicos não quiseram assumir o caso por causa da idade da menina.

Fonte: Mirror

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!