Cerca de 3,8 mil postos de trabalho da Ford serão cortados na Europa (banco de imagens)
A Ford anunciou planos de cortar 3,8 mil postos de trabalho por toda a Europa, citando condições econômicas difíceis e seu esforço significativo em direção aos veículos elétricos.
Publicidade
A montadora dos EUA disse na terça-feira (14) que cortaria cerca de 2,3 mil empregos na Alemanha, 1,3 mil no Reino Unido e 200 no resto da Europa ao longo de 3 anos. As demissões serão feitas nos departamentos de desenvolvimento de produtos e administrativo da companhia.
Os cortes chegam a 11% da força de trabalho da Ford na região.
O plano faz parte dos esforços da companhia de criar uma “estrutura de custo mais simples e competitiva para a Ford na Europa”, disse a empresa em um comunicado de imprensa.
A montadora veterana disse que as demissões foram primariamente causadas pela sua transição para carros elétricos e uma redução na “complexidade de veículos”. A Ford planeja iniciar produção de seus primeiros veículos elétricos de passageiros feitos na Europa no fim deste ano, uma medida importante para transformar toda sua frota europeia em elétrica até 2035.
Os cortes de trabalho também ocorrem em um momento de “ventos contrários geopolíticos sem precedentes” na região, disse um porta-voz da Ford à CNN.
O ano que passou foi difícil para fabricantes europeias. O custo de energia disparou após a invasão da Rússia à Ucrânia. Os preços de matérias-primas também subiram.
Os custos exorbitantes pesaram sobre as produtoras, fazendo com que algumas reduzissem produção, transferissem partes de suas operações para fora da Europa, e demitissem pessoal.
Fonte: CNN