No final da tarde de segunda-feira (6), uma equipe de 6 membros do Corpo de Bombeiros de Tóquio partiu para a Turquia como integrantes da Equipe Internacional de Resgate e Incêndio, onde ocorreu um forte terremoto seguido de dezenas de réplicas.
Esse terremoto no sul da Turquia, ocorrido antes do amanhecer (horário local), já tirou a vida de mais de 3,7 mil pessoas, incluindo as do país vizinho, Síria.
A pedido do governo turco, o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão e a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres decidiram enviar essa equipe especial para ajudar no resgate das vítimas de prédios desabados usando tecnologia avançada.
Esta é a primeira vez em 5 anos, desde o terremoto de fevereiro de 2018 em Taiwan, que membros do Corpo de Bombeiros de Tóquio foram enviados para o exterior como parte da equipe especial de resgate.
Cruz Vermelha em ação da Turquia e na Síria e como contribuir
A Cruz Vermelha entrou em ação imediatamente após a ocorrência do forte terremoto na Turquia, o qual abalou também a Síria, além do Cairo, Chipre, Líbano e lugares distantes como a Groenlândia.
As equipes se mobilizaram para apoiar as comunidades afetadas, pois as necessidades estão crescendo a cada minuto. As equipes de resgate têm alcançado as áreas mais atingidas, onde os sobreviventes permanecem presos sob os escombros.
Na Turquia as equipes foram posicionadas em dez províncias afetadas nas regiões sul e sudeste com estoques de alimentos e itens básicos de ajuda, como tendas e cobertores, para apoiar os feridos e evacuados. Também estão prestando apoio psicológico, distribuindo refeições quentes e enviando seu estoque nacional de sangue e plasma para as regiões afetadas.
Na Síria, as equipes têm respondido desde o início da manhã, apoiando as operações de busca e resgate, prestando primeiros socorros, realizando evacuações médicas de emergência e transportando feridos para os hospitais. Um grande número de edifícios desabou em meio a situações de vida vulneráveis e condições climáticas muito adversas.
Se tem cartão de crédito ou uma conta no PayPal pode contribuir para a Cruz Vermelha (toque aqui para abrir a página), com doação a partir de 10 dólares americanos.
Fontes: JNN, NHK e Cruz Vermelha