O Brasil decidiu retomar exigência de visto de entrada para cidadãos dos EUA, Japão, Austrália e Canadá, disseram duas pessoas com conhecimento do assunto à agência de notícias Reuters na quarta-feira (8).
O Ministério de Relações Exteriores do país, conhecido como Itamaraty, deve anunciar a decisão nesta quinta-feira (9) ao governo dos 4 países. O governo do Brasil anunciará a medida publicamente em breve.
A decisão suspende uma decisão unilateral que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro fez em junho de 2019 para facilitar o turismo.
Os brasileiros ainda precisam de visto para viajar a esses 4 países.
Uma fonte diplomática disse que a decisão de 2019 de suspender as exigências de visto havia enfraquecido a habilidade do Brasil em negociar com esses países.
Os estudos do governo brasileiro também mostraram que o impacto sobre o turismo foi mínimo, embora a chegada da pandemia de covid-19 também pode ter limitado um aumento em potencial.
O número de turistas dos EUA, que representam uma pequena fração dos visitantes estrangeiros no Brasil, em 2022 foi bem abaixo dos níveis de 2018.
Enquanto isso, o número de turistas japoneses diminuiu em 2019, em 4,5%, e apenas 17 mil visitaram o Brasil em 2022.
Fonte: U.S. News