A agência da inteligência da Coreia do Sul diz que o Norte pode disparar um míssil balístico intercontinental (ICBM) de combustível sólido pela 1ª vez em março ou abril.
O Serviço Nacional de Inteligência informou o comitê de inteligência parlamentar sobre as ações de Pyongyang em uma reunião a portas fechadas na terça-feira (7).
Políticos que participaram da reunião disseram que o Norte pode conduzir um exercício militar de larga escala envolvendo forças nucleares em março ou abril.
Os exercícios provavelmente incluirão o disparo de um novo ICBM de combustível sólido. Esse tipo de combustível permite lançamentos rápidos de mísseis comparado com combustível líquido convencional.
A agência de espionagem teria dito que a Coreia do Norte pode lançar um satélite de reconhecimento militar em abril sob a instrução do líder do país Kim Jong-un.
Ela também disse que Pyongyang poderia testar um ICBM para fazê-lo viajar em uma trajetória normal enquanto reduzia sua distância de voo.
A Coreia do Norte está reagindo bruscamente a exercício militares conjuntos planejados pelos EUA e Coreia do Sul programados para começar na próxima segunda-feira.
A irmã do líder norte-coreano, Kim Yo Jong, lançou uma declaração na terça-feira dizendo que Pyongyang está “sempre de prontidão para tomar ação apropriada, rápida e considerável”.
O Sul está em alerta para possíveis provocações pelo Norte em resposta aos exercícios militares programados.
Fonte: NHK