Um grupo de legisladores do dominante Partido Liberal Democrático (PLD) planeja compilar uma proposta no mês que vem pedindo ao governo que proíba serviços de redes sociais como o TikTok, se eles forem usados para campanhas de desinformação, disse um membro do PLD na segunda-feira (27).
Muitos legisladores nos EUA estão pedindo à administração do presidente Joe Biden que proíba o uso do popular app de mídia social da China, alegando que ele poderia ser usado para coleta de dados, censura de conteúdo e danos à saúde mental dos jovens e crianças.
“Se for verificado que um app foi intencionalmente usado por um certo partido de um certo país para suas operações de influência com malícia, suspender prontamente o serviço deveria ser considerado”, disse Norihiro Nakayama à agência de notícias Reuters em uma entrevista.
“Deixando claro que as operações podem ser suspensas ajudará a manter as operadoras dos apps sob controle, visto que isso significa que os 17 milhões de usuários do TikTok (no Japão), por exemplo, poderão perder seus acessos, disse Nakayama.
Uma série de governos e instituições ocidentais proibiram o TikTok nas últimas semanas, incluindo o Parlamento do Reino Unido, as administrações holandesa e belga e o Parlamento da Nova Zelândia.
No Japão, o uso do TikTok e de outros serviços de rede social são proibidos em dispositivos do governo que lidam com informação confidencial.
Fonte: Asahi