A Taisei Corporation, com sede em Tóquio, uma das maiores empreiteiras do Japão, anunciou na quinta-feira (16), o motivo da imprecisão na obra do edifício que estava encarregada, a qual terá que ser reconstruída.
O engenheiro supervisor da obra que fica em Chuo-ku, cidade de Sapporo (Hokkaido), teria tomado conhecimento da imprecisão das estruturas de aço que diferiam dos valores reais durante a construção do complexo de grande porte.
O edifício estava programado para ser concluído em fevereiro de 2024, mas será adiado para o final de junho de 2026 porque não atende aos padrões de qualidade estabelecidos pelo dono da obra, que fez o pedido.
Por causa disso, dois diretores executivos da construtora Taisei, além do gerente da filial de Sapporo, assumiram a responsabilidade e apresentaram renúncia para o final do mês.
Um funcionário encarregado do controle de qualidade da Taisei Corporation relatou à empresa do projeto, que supervisionou a obra, um valor numérico que diferia do valor real medido. Quanto ao motivo, a empreiteira disse: “Os funcionários estavam com medo de que o cronograma de trabalho fosse atrasado devido a ajustes com outros processos, então pensamos que um defeito de precisão de alguns milímetros não seria um problema em termos de qualidade”.
NTT perdeu a confiança na Taisei
Este complexo está sendo desenvolvido pela NTT Urban Development, com 2 pisos no subsolo e 26 acima do solo, para lojas, escritórios e um hotel de capital estrangeiro se instalar.
Quando a empresa verificou o local em janeiro deste ano, notou algo suspeito e a Taisei Corporation refez as medições. Segundo a empresa que fez o pedido, 70 das 722 estruturas de aço do prédio estavam incorretas. De acordo com a NTT Urban Development, o Edifício Norte de 26 andares tinha armações de aço até o 15.º andar, e o Edifício Sul tinha armações de aço para todos os sete andares. “É lamentável que tenhamos perdido a relação de confiança com a Taisei Corporation“, comentou a NTT Urban Development.
Vale lembrar que o significado de empreiteira neste caso se refere à uma companhia gigantesca que realiza diretamente vários trabalhos de engenharia civil e construção sob a confiança da empresa que encomendou a obra. Em japonês se diz ゼネコン, acrônimo do inglês general contractor.
Fontes: NHK, Asahi e Mainichi