Fotos de arquivo da NHK, do primeiro ministro Kishida e do presidente Zelensky
De acordo com os funcionários do governo e do partido no poder, PLD, o primeiro-ministro Fumio Kishida, que estava visitando a Índia, já deixou aquele país e está seguindo para a Ucrânia, na manhã de terça-feira (21).
Publicidade
Ele deverá fazer uma reunião com o presidente Volodymyr Zelensky ainda na terça-feira.
No domingo (19), Kishida deixou o Japão para visitar a Índia e, na segunda-feira, realizou uma reunião de cúpula com o primeiro-ministro Modi.
De acordo com o cronograma original, ele deveria deixar a Índia na tarde de terça-feira, horário de Tóquio, para retornar ao país, mas mudou o roteiro.
Um repórter da NHK confirmou que Kishida embarcou em um trem em Przemysl, na Polônia, por volta das 9h30, horário de Tóquio. Deve chegar a Kiev, capital da Ucrânia, no período da tarde.
Desde a Guerra do Pacífico, nenhum primeiro-ministro japonês visitou um país ou região onde os combates continuam, e esta é a primeira visita de um líder japonês à Ucrânia desde que a Rússia fez a invasão militar em fevereiro do ano passado.
Os líderes dos países do G7 visitaram a Ucrânia em fevereiro, incluindo o presidente Biden dos Estados Unidos. O primeiro-ministro Kishida também recebeu um pedido de visita quando teve uma conversa telefônica com Zelensky em janeiro, dizendo que gostaria de realizá-lo antes da Cúpula do G7 em Hiroshima, em maio.
~Atualização~ Fumio Kishida chegou de trem em Kiev, capital ucraniana, por volta das 19h no horário de Tóquio ou meio-dia no horário local. O primeiro-ministro japonês foi recebido por uma comitiva local e a reunião com o presidente Zelensky será realizada no mesmo dia, para ouvir o que a Ucrânia necessita.
Fonte: NHK