Mudança favorável nas horas extras dos trabalhadores de PMEs

Todo o trabalhador que faz horas extras tem o direito a recebê-las e no Japão, os percentuais mínimos estabelecidos por lei são 3.

Foto meramente ilustrativa de dinheiro de algumas horas extras (PM)

O trabalho realizado além da carga horária regular, de até 8 horas ao dia ou 40 horas semanais, deve ser pago com adicional que varia de 25 a 50%, chamado de pagamento de horas extras

Publicidade

Até aqui é de conhecimento de todos os trabalhadores. Porém, a partir de 1.º abril deste ano o pagamento de horas extras que sejam iguais ou superiores a 60 horas em um mês, as empresas de todos os portes devem pagar mais por hora (veja tabela abaixo). 

Até 31 de março isso era obrigatório somente para as grandes empresas, mas a partir do novo ano fiscal as de pequeno e médio porte também devem fazê-lo.

Como se classificam as empresas no Japão 

A Agência das Pequenas e Médias Empresas, ligada ao Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI), classifica pelo tipo de atividade, capital e número de trabalhadores, conforme o quadro abaixo.

Portes das PMEs (METI)

Tabela de pagamento das horas extras

Assim sendo, se trabalha em empresas de pequeno e médio porte (PME) e costuma fazer horas extras, precisa ficar atento aos adicionais por hora trabalhada

De maneira resumida, os percentuais dos adicionais às horas extras são conforme tabela abaixo, que mostra o mínimo necessário a ser pago.

  • 25% ou mais para cada hora após as 8 horas da jornada ou das 40 horas semanais
  • 25% ou mais para cada hora após a soma de 45 horas extras no mês ou 360 horas no ano, sendo que a empresa deve fazer um esforço para pagar mais do que esse percentual
  • 35% ou mais por hora trabalhada em um dia de feriado ou folga semanal, chamado de kyujitsu teate (休日手当)
  • 25% ou mais por hora durante o expediente noturno, das 22h às 5h do dia seguinte
  • 50% ou mais para cada hora extra quando a soma delas ultrapassar 60 horas no mês, sendo que a aplicação para as PMEs é a partir de 1.º de abril

Reprodução do MHLW

Reprodução do MHLW

Antes de assinar o contrato de trabalho, todo trabalhador deve conferir como são pagas as horas extras e conferir detalhadamente os percentuais.

Vale lembrar que no Japão existe o karoshi (morte por excesso de trabalho). Quando o trabalhador excede 70 horas extras no mês, fica na linha vermelha do risco. Por isso, muito cuidado.

Outro detalhe importante a saber é sobre o salário mínimo vigente no país, o qual é definido pelos governos de cada província, pois este é outro direito do trabalhador, independente se é não regular (part time, arubaito e outros), haken, haken shain ou regular. 

Fontes: MHLW e METI

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Pessimismo persiste em grandes fabricantes japonesas em meio à desaceleração global

Publicado em 23 de março de 2023, em Economia

O pessimismo reflete preocupação com a desaceleração global que poderia afetar o motor de exportação do país.

Notas de mil ienes em fundo escuro (ilustrativa/banco de imagens)

Grandes fabricantes japonesas continuaram pessimistas com as condições de negócios pelo 3º mês consecutivo em março, mostrou a pesquisa Reuters Tankan, refletindo preocupação com a desaceleração global que poderia afetar o motor de exportação do país.

Publicidade

O ânimo de empresas no setor de serviços foi retomado em um sinal de recuperação conduzido por demanda doméstica, em que as perspectivas de salários mais altos entre grandes empresas em negociações trabalhistas de primavera podem encorajar famílias a gastar após a covid-19.

Os resultados mixos revelaram a fragilidade da 3ª maior economia do mundo, quando exportações desaceleram e o consumo privado, que conta por mais da metade da economia, perde dinâmica.

A Reuters Tankan, designada a rastrear de perto a principal pesquisa tankan* trimestral do Banco do Japão, sugeriu que a enquete do banco central prevista para o próximo dia de 3 abril provavelmente mostrará deterioração na confiança empresarial em grandes fabricantes.

Problemas em alguns bancos ocidentais acrescentaram riscos à demanda externa que já enfrenta o impacto da contração global e desaceleração na China, a maior parceira de negócios do Japão.

“Aumentos de preços causados pela guerra na Ucrânia e atrito comercial entre EUA e China deixaram nossos clientes cautelosos com gasto de capital”, escreveu na pesquisa um gerente de uma fabricante de máquinas.

O índice de sentimento para grandes fabricantes situou-se a -3, uma alta leve de -5 vista no mês anterior, de acordo com a pesquisa conduzida entre 8 e 17 de março. Indústrias de materiais como de aço e têxteis, assim como empresas de maquinários elétricos, estavam entre as mais afetadas.

*Tankan: literalmente Observação da Economia de Curto Prazo é uma pesquisa trimestral de confiança dos negócios reportado pelo Banco do Japão que mostra o nível da economia japonesa.
Fonte: Channel News Asia

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!