Pessimismo persiste em grandes fabricantes japonesas em meio à desaceleração global

O pessimismo reflete preocupação com a desaceleração global que poderia afetar o motor de exportação do país.

Notas de mil ienes em fundo escuro (ilustrativa/banco de imagens)

Grandes fabricantes japonesas continuaram pessimistas com as condições de negócios pelo 3º mês consecutivo em março, mostrou a pesquisa Reuters Tankan, refletindo preocupação com a desaceleração global que poderia afetar o motor de exportação do país.

Publicidade

O ânimo de empresas no setor de serviços foi retomado em um sinal de recuperação conduzido por demanda doméstica, em que as perspectivas de salários mais altos entre grandes empresas em negociações trabalhistas de primavera podem encorajar famílias a gastar após a covid-19.

Os resultados mixos revelaram a fragilidade da 3ª maior economia do mundo, quando exportações desaceleram e o consumo privado, que conta por mais da metade da economia, perde dinâmica.

A Reuters Tankan, designada a rastrear de perto a principal pesquisa tankan* trimestral do Banco do Japão, sugeriu que a enquete do banco central prevista para o próximo dia de 3 abril provavelmente mostrará deterioração na confiança empresarial em grandes fabricantes.

Problemas em alguns bancos ocidentais acrescentaram riscos à demanda externa que já enfrenta o impacto da contração global e desaceleração na China, a maior parceira de negócios do Japão.

“Aumentos de preços causados pela guerra na Ucrânia e atrito comercial entre EUA e China deixaram nossos clientes cautelosos com gasto de capital”, escreveu na pesquisa um gerente de uma fabricante de máquinas.

O índice de sentimento para grandes fabricantes situou-se a -3, uma alta leve de -5 vista no mês anterior, de acordo com a pesquisa conduzida entre 8 e 17 de março. Indústrias de materiais como de aço e têxteis, assim como empresas de maquinários elétricos, estavam entre as mais afetadas.

*Tankan: literalmente Observação da Economia de Curto Prazo é uma pesquisa trimestral de confiança dos negócios reportado pelo Banco do Japão que mostra o nível da economia japonesa.
Fonte: Channel News Asia

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Panasonic venderá terceira fabricante de refrigeradores comerciais na China

Publicado em 23 de março de 2023, em Ásia

A Panasonic Appliances Cold Chain sediada em Dalian fabrica refrigeradores e freezers para lojas e restaurantes.

A Panasonic venderá sua participação inteira na Panasonic Appliances Cold Chain para o Dalian Binghsan Group (banco de imagens)

A Panasonic Holdings venderá uma outra companhia de refrigeradores comerciais já neste mês em um fator central em direção ao mercado consumidor na China.

Publicidade

A fabricante japonesa venderá sua participação inteira na Panasonic Appliances Cold Chain para o parceiro local Dalian Binghsan Group por cerca de 100 milhões de yuans (US$15.5 milhões), disse um responsável pelas operações chinesas da Panasonic.

A Panasonic Appliances Cold Chain sediada em Dalian é a maior fabricante de refrigeradores e freezers para estabelecimentos comerciais e restaurantes na China, com uma participação de mercado de mais de 30%.

A transação será a terceira venda similar da Panasonic desde novembro, enquanto a crescente disponibilidade de produtos de baixo custo anula seus negócios de manutenção e reparos.

Em novembro, a Panasonic vendeu uma companhia que produz sistemas de refrigeração para depósitos e uma fabricante de compressores usados em aparelhos de ar-condicionado de grande porte e refrigeradores. A Bingshan ficou com as duas por cerca de 1 bilhão de yuans.

A Bingshan fabricará os produtos das 3 companhias adquiridas sob a marca Panasonic até novembro de 2025.

A Panasonic aumentará a produção de refrigeradores domésticos e compressores, seus principais componentes, em fábricas nas cidades de Chongqing, Guangzhou e outros lugares na China.

Fonte: Asia Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!