Múmia pré-hispânica na bolsa térmica do entregador no Peru

O peruano tinha uma múmia na sua bolsa de entrega de comida e declarou que a cuida muito bem, mas o ministério a tomou sob custódia.

Múmia pré-hispânica dentro da bolsa térmica de entrega de comida, no Peru (TeleradioMx)

Segundo os noticiários de quarta-feira (1.º) as autoridades peruanas informaram sobre a descoberta de uma múmia pré-hispânica, com idade entre 600 e 800 anos, na mochila de um peruano que trabalha para uma empresa de entregas a domicílio chamada Pedidos Ya, na região de Puno, no Peru.  

Publicidade

O homem estaria bebendo com mais 2 quando os policiais em patrulha, na noite de sábado (25) os encontraram. Ao revistar sua bolsa térmica encontraram os restos mortais humanos em posição fetal e tecidos moles com características correspondentes a uma múmia, o que foi comunicado ao Ministério Público e ao Ministério da Cultura.

Múmia era a sua namorada espiritual

Peruano que tinha a múmia (TeleradioMx)

O peruano chamado Julio Cezar, de 1,51 metro de altura, disse que pertence à sua família há 3 décadas, depois que falharam as negociações para cedê-la a um museu. Relatou que (a múmia) dorme no quarto dele, e a chama de Juanita. “Me perdoe pela palavra, é como se fosse minha namorada espiritual”, declarou.

O Ministério da Cultura do Peru especificou por meio de um comunicado que os restos mortais, classificados como bem cultural nacional, foram identificados como um homem adulto mumificado, presumivelmente da zona leste de Puno.

Após a descoberta, o Ministério da Cultura ordenou imediatamente a custódia dos restos mortais “para proteger e preservar o patrimônio”.

Agora, os departamentos competentes estão realizando as diligências pertinentes para a proteção física e jurídica da múmia, considerada patrimônio cultural do país andino.

Diante dessa ocorrência, o ministério apelou à população para “colaborar ativamente na defesa e proteção” do patrimônio cultural, comunicando qualquer constatação semelhante às autoridades.

Em relação ao peruano que cuidava da múmia, alguns noticiários informaram que foi detido e outros não mencionam isso.

Veja a declaração do entregador no vídeo.

Fontes: Pulso, Al Rojo, TelediarioMx 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Nascimentos no Japão abaixo dos 800 mil pela primeira vez

Publicado em 1 de março de 2023, em Sociedade

Taxa de natalidade no Japão atinge o menor número já registrado.

Imagem: Nikkei

Segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, o número de nascimentos, incluindo residentes estrangeiros, no ano passado foi de 799.728.

Publicidade

O número representa uma queda de 43.169 crianças, ou 5,1%, em relação ao ano anterior. Esta é a primeira vez que a natalidade fica abaixo de 800.000 pessoas desde o início desta pesquisa em 1899.

2022 é o sétimo ano consecutivo que o número de nascimentos diminui.

O Instituto Nacional de Pesquisa de População e Segurança Social anunciou em 2017 que o número de crianças japonesas cairá para menos de 800.000 até 2030, indicando que o declínio da taxa de natalidade está progredindo mais rápido do que o esperado.

Por outro lado, o número de óbitos no ano passado foi de 1.582.033, um aumento de 129.744 em relação ao ano anterior, sendo o valor mais alto já registrado.

Além disso, o número de casamentos foi de 519.823, o que representa uma elevação de 5.581, o primeiro aumento em três anos, e o número de divórcios foi de 183.103, uma queda de 4.751.

“Parece que vários fatores estão interligados de maneira complexa que impedem as pessoas de realizarem suas esperanças de casamento, parto e criação de filhos. Gostaríamos de trabalhar para melhorar a situação”, comenta o ministério.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!