O novo CEO da Starbucks, Laxman Narasimhan, diz que planeja trabalhar metade de um turno uma vez por mês em uma das lojas da companhia em um esforço para ficar perto de sua cultura e clientes.
Narasimhan, que assumiu o cargo como CEO no início desta semana, disse em uma carta aos funcionários da Starbucks na quinta-feira (23) que ele também espera que a equipe de liderança da companhia esteja conectada e engajada nas lojas.
Ter um CEO trabalhando nas lojas é novo para a Starbucks, mas não é sem precedentes entre grandes companhias. O CEO da DoorDash, Tony Xu, e sua equipe executiva fazem entregas uma vez por mês, por exemplo.
Narasimhan, de 55 anos, emitiu a carta um pouco antes da reunião anual da companhia, a qual foi realizada virtualmente.
O ex-executivo da PepsiCo passou os últimos 6 meses entrando no mundo da Starbucks, ganhando sua certificação de barista assim como visitando lojas, fazendas e centros de fabricação em todo o mundo.
“Senti que era importante começar como barista. Eu quis entender realmente o que eles fazem e como fazem”, disse Narasimhan em comentários ao Associated Press.
Narasimhan disse que sua primeira prioridade é endereçar algumas das limitações da companhia. Um plano de reinvenção anunciado no outono passado está atualizando equipamento e layouts para tornar as lojas mais eficiente e aumentar a retenção de funcionários com melhores salários e benefícios, disse ele. A média que um funcionário da Starbucks nos EUA ganha por hora é de US$17.50.
Narasimhan entrou no lugar de Howard Schultz, que se aposentou na primavera passada para atuar como CEO interino enquanto a companhia buscava um novo chefe executivo. Schultz continuará no conselho da companhia.
Fonte: Japan Today