A polícia na província de Fukuoka realizou uma revista em uma pousada tradicional de águas termais por suspeita de práticas sanitárias precárias.
Cerca de 20 policiais revistaram o Daimaru Besso na cidade de Chikushino nesta sexta-feira (10).
A província apresentou uma queixa criminal na quarta-feira (8) por suspeita violação da lei de casas de banho públicas, dizendo que a pousada e seu antigo presidente haviam inicialmente dado explicações falsas sobre o quão frequente a água na principal área de banho do local era trocada.
Foi descoberto no ano passado que a pousada só trocava a água por completo duas vezes ao ano. As regulações da província exigem que a água seja trocada inteiramente pelo menos uma vez por semana.
O local também falhou em adicionar cloro para desinfecção. Descobriu-se que a água de banho continha 3,7 mil vezes o nível permitido de bactéria legionella.
A bactéria Legionella é um microrganismo onipresente no meio aquático e pode existir em reservatórios naturais, rios e lagos e, também, em reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica, umidificadores, torres de resfriamento de sistemas de condicionamento de ar, jacuzzis, piscinas, instalações termais e águas sujas paradas.
A província ordenou que a pousada corrigisse a situação em dezembro passado.
Fonte: NHK