Comeria carne de ‘karasu’? Governo alerta para os riscos

A publicação de uma matéria sobre o costume local de uma área de comer sashimi e assado de carne de ‘karasu’ causou polêmica no Japão.

Foto ilustrativa de gralha (karasu) ou chamada popularmente de corvo (PxHere)

Logo depois da publicação de uma matéria no Tokyo Shimbun, em 7 deste mês, cujo repórter relata o costume local da área das cidades de Hitachinaka e das vizinhas Naka e Tokai (Ibaraki), de comer a carne das aves karasu, tanto em sashimi quanto assadas, a repercussão foi imediata.

Publicidade

O repórter relatou que isso não era do seu conhecimento, e aceitou o convite para experimentar esse tipo de carne. Ao chegar no local soube que eram carnes de 2 tipos de karasu:

  1. ハシブトガラス (hashibutokarasu), a gralha do bico grosso
  2. ハシボソガラス (hashibosokarasu), a gralha preta

Fotos: Wikimedia

As duas gralhas são da família Corvidae, por isso são chamadas popularmente de corvos. Essas aves que vivem nas matas se alimentam de cadáveres de outros animais ou de insetos, e as que vivem em zonas urbanas comem de quase tudo, principalmente de restos de comida.

O repórter viu as coxas das gralhas sendo assadas em espetos na brasa e outras partes em sashimi curtido no molho de shoyu com alho, incluindo o fígado. Para resumir, apesar da resistência dele antes de ir ao local, achou a carne saborosa.

Críticas severas sobre comer karasu

Nas redes sociais diversas pessoas reagiram ao fato do jornal ter publicado a matéria com esse tipo de conteúdo, especialmente os médicos alertando para o perigo de comer carne selvagem crua, pelos riscos de intoxicação alimentar e de causar hepatite. As pessoas que criticaram o fizeram para alertar a população para não fazer o mesmo.

Coxa de ‘karasu’ assada na brasa e sashimi (reprodução do Tokyo Shimbun)

Segundo o site do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW), existe o risco de intoxicação alimentar causada pelo vírus da hepatite E, Escherichia coli enterohemorrágica como O-157 e parasitas, e um alerta de que comer carne de caça crua pode levar à morte

No dia seguinte à publicação do Tokyo Shimbun o MHLW tuitou sobre o ato extremamente perigoso de comer carnes de animais selvagens pois podem ser meios de transporte de patógenos, adicionando as gralhas na ilustração.

Não é proibido por lei comer sashimi de karasu mas…

A mídia J-Cast foi até o Departamento de Saúde Pública da Província de Ibaraki consultar sobre o caso de sashimi de gralhas. “Comer carne crua dos corvos não é legalmente proibido, portanto as pessoas não podem ser autuadas”, ouviu. Mas, a pessoa que atendeu à reportagem pediu que não publique nada que incentive a comer carne crua das gralhas

Fontes: MHLW, Tokyo Shimbun e J-Cast

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Próximos meses serão cruciais para o fim da guerra na Ucrânia, diz chefe da CIA

Publicado em 10 de março de 2023, em Notícias do Mundo

O diretor da CIA, William Burns, disse que o presidente russo Vladimir Putin está convencido de que ele ‘pode fazer o tempo trabalhar para ele’.

William Burns, diretor da Agência de Inteligência Central (CIA) dos EUA (NHK)

O chefe da Agência de Inteligência Central (CIA) dos EUA diz que os próximos vários meses serão cruciais para a perspectiva de negociações de paz a fim de encerrar a guerra na Ucrânia.

Publicidade

Falando em uma audição da Câmara dos Representantes na quinta-feira (9), o diretor da CIA, William Burns, disse que o presidente russo Vladimir Putin está convencido de que ele “pode fazer o tempo trabalhar para ele”.

Ele disse que Putin acredita que ele pode desgastar os ucranianos e esgotar o suporte do Ocidente através “de sua guerra de atrito”.

Citando avaliações da inteligência, Burns disse que ele não acredita que Putin esteja pronto para uma “negociação séria”, mas que qualquer perspectiva para negociações de paz vai depender de “progresso no campo de batalha”.

Burns enfatizou a necessidade de continuar a fornecer suporte militar para a Ucrânia impedir o plano de Putin.

“O importante é fornecer todo o suporte que podemos”, disse Burns.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!