Onsen no Japão é investigado por práticas sanitárias precárias

A província de Fukuoka apresentou uma queixa criminal na quarta-feira (8) contra o Daimaru Besso por suspeita violação da lei de casas de banho públicas.

O Daimaru Besso na cidade de Chikushino foi revistado por cerca de 20 policiais nesta sexta-feira (10).

A polícia na província de Fukuoka realizou uma revista em uma pousada tradicional de águas termais por suspeita de práticas sanitárias precárias.

Publicidade

Cerca de 20 policiais revistaram o Daimaru Besso na cidade de Chikushino nesta sexta-feira (10).

A província apresentou uma queixa criminal na quarta-feira (8) por suspeita violação da lei de casas de banho públicas, dizendo que a pousada e seu antigo presidente haviam inicialmente dado explicações falsas sobre o quão frequente a água na principal área de banho do local era trocada.

Foi descoberto no ano passado que a pousada só trocava a água por completo duas vezes ao ano. As regulações da província exigem que a água seja trocada inteiramente pelo menos uma vez por semana.

O local também falhou em adicionar cloro para desinfecção. Descobriu-se que a água de banho continha 3,7 mil vezes o nível permitido de bactéria legionella.

A bactéria Legionella é um microrganismo onipresente no meio aquático e pode existir em reservatórios naturais, rios e lagos e, também, em reservatórios artificiais como sistemas de água doméstica, umidificadores, torres de resfriamento de sistemas de condicionamento de ar, jacuzzis, piscinas, instalações termais e águas sujas paradas.

A província ordenou que a pousada corrigisse a situação em dezembro passado.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Comeria carne de ‘karasu’? Governo alerta para os riscos

Publicado em 10 de março de 2023, em Sociedade

A publicação de uma matéria sobre o costume local de uma área de comer sashimi e assado de carne de ‘karasu’ causou polêmica no Japão.

Foto ilustrativa de gralha (karasu) ou chamada popularmente de corvo (PxHere)

Logo depois da publicação de uma matéria no Tokyo Shimbun, em 7 deste mês, cujo repórter relata o costume local da área das cidades de Hitachinaka e das vizinhas Naka e Tokai (Ibaraki), de comer a carne das aves karasu, tanto em sashimi quanto assadas, a repercussão foi imediata.

Publicidade

O repórter relatou que isso não era do seu conhecimento, e aceitou o convite para experimentar esse tipo de carne. Ao chegar no local soube que eram carnes de 2 tipos de karasu:

  1. ハシブトガラス (hashibutokarasu), a gralha do bico grosso
  2. ハシボソガラス (hashibosokarasu), a gralha preta

Fotos: Wikimedia

As duas gralhas são da família Corvidae, por isso são chamadas popularmente de corvos. Essas aves que vivem nas matas se alimentam de cadáveres de outros animais ou de insetos, e as que vivem em zonas urbanas comem de quase tudo, principalmente de restos de comida.

O repórter viu as coxas das gralhas sendo assadas em espetos na brasa e outras partes em sashimi curtido no molho de shoyu com alho, incluindo o fígado. Para resumir, apesar da resistência dele antes de ir ao local, achou a carne saborosa.

Críticas severas sobre comer karasu

Nas redes sociais diversas pessoas reagiram ao fato do jornal ter publicado a matéria com esse tipo de conteúdo, especialmente os médicos alertando para o perigo de comer carne selvagem crua, pelos riscos de intoxicação alimentar e de causar hepatite. As pessoas que criticaram o fizeram para alertar a população para não fazer o mesmo.

Coxa de ‘karasu’ assada na brasa e sashimi (reprodução do Tokyo Shimbun)

Segundo o site do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar (MHLW), existe o risco de intoxicação alimentar causada pelo vírus da hepatite E, Escherichia coli enterohemorrágica como O-157 e parasitas, e um alerta de que comer carne de caça crua pode levar à morte

No dia seguinte à publicação do Tokyo Shimbun o MHLW tuitou sobre o ato extremamente perigoso de comer carnes de animais selvagens pois podem ser meios de transporte de patógenos, adicionando as gralhas na ilustração.

Não é proibido por lei comer sashimi de karasu mas…

A mídia J-Cast foi até o Departamento de Saúde Pública da Província de Ibaraki consultar sobre o caso de sashimi de gralhas. “Comer carne crua dos corvos não é legalmente proibido, portanto as pessoas não podem ser autuadas”, ouviu. Mas, a pessoa que atendeu à reportagem pediu que não publique nada que incentive a comer carne crua das gralhas

Fontes: MHLW, Tokyo Shimbun e J-Cast

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!