A Guarnição de Ishigaki, da Força de Autodefesa Terrestre do Japão (GSDF), começou as atividades na ilha e cidade de Ishigaki (Okinawa), na quinta-feira (16), com o objetivo de fortalecer as capacidades de defesa do arquipélago Nansei, composto de todas as ilhas de Okinawa e Amami.
Logo cedo foram vistos os militares chegando no novo posto da GSDF e uma placa nova na entrada.
São 570 servidores destacados para esse posto militar, mais os equipamentos e unidades de segurança, incluindo os antimísseis. Espera-se que o sistema de defesa continue a ser fortalecido ainda mais dentro da província, como por exemplo, aumentando o número de tropas, estabelecendo bases de abastecimento e aprofundando a cooperação com os militares dos EUA.
As munições deverão chegar neste final de semana e os residentes poderão ouvir as explicações na próxima semana, dia 22. A cerimônia oficial de inauguração será realizada em 2 de abril.
Do lado de fora, diversas pessoas residentes dessa cidade se manifestaram em protesto à instalação da guarnição.
Aliás, os manifestantes protestam desde 2018, quando reuniram 14.263 assinaturas, mais de 30% dos votos elegíveis, pedindo a realização de um referendo para decidir os prós e contras da instalação da guarnição da GSDF. No entanto, o projeto de lei foi rejeitado pelo conselho municipal.
Fontes: ANN e Ryukyu Shimpo