Credit Suisse tomará emprestado até US$54 bilhões do banco central da Suíça

As ações no Credit Suisse despencaram 24% na quarta-feira (15) após ele ter dito que encontrou ‘fraqueza’ em seu relatório financeiro.

O Credit Suisse, fundado em 1856, tem enfrentado uma série de escândalos nos últimos anos (banco de imagens)

O conturbado gigante do setor bancário, o Credit Suisse, diz que tomará emprestado até US$54 bilhões do banco central da Suíça para apoiar suas finanças.

Publicidade

O banco disse que estava tomando a ação decisiva para fortalecer sua liquidez, visto que ele buscava se tornar um banco mais simples.

As ações no Credit Suisse despencaram 24% na quarta-feira (15) após ele ter dito que encontrou “fraqueza” em seu relatório financeiro.

Isso levou a uma liquidez geral nos mercados europeus, e temores de uma crise financeira mais ampla.

O Credit Suisse disse que suas medidas de empréstimo demonstraram “ação decisiva para fortalecer (o banco)”.

Problemas no setor bancário emergiram nos EUA na semana passada com o colapso do Silicon Valley Bank, o 16º maior banco do país, seguido dois dias depois pela queda do Signature Bank.

Após as ações do Credit Suisse terem caído na quarta-feira, um grande investidor, o Saudi National Bank (Banco Comercial Nacional), disse que não injetaria mais fundos no banco suíço.

As preocupações se espalharam pelos mercados financeiros com todos os principais índices caindo de forma acentuada.

“O problema no Credit Suisse, mais uma vez, levantou a questão se isso é o início de uma crise global ou é apenas um outro caso *idiossincrático”, escreveu Andrew Kenningham da Capital Economics.

O Banco Nacional Suíço, que é o banco central da Suíça, e o Autoridade Federal de Vigilância do Mercado Financeiro, buscaram acalmar os investidores, dizendo que eles estavam preparados para ajudar o Credit Suisse se necessário.

Série de escândalos  nos últimos anos

O Credit Suisse, fundado em 1856, tem enfrentado uma série de escândalos nos últimos anos, incluindo acusações de lavagem de dinheiro e outros problemas.

Ele perdeu dinheiro em 2021 e novamente em 2022, seu pior ano desde a crise financeira de 2008, e alertou que não espera ser rentável até 2024.

*idiossincrático: que possui ou revela características distintivas dos demais
Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Sob protestos, aberta a base de Ishigaki, com pessoal e antimísseis

Publicado em 16 de março de 2023, em Sociedade

O número de servidores para essa guarnição é grande: foram destacados 570 militares, para proteção de toda a área sul do Japão.

Militares da Força de Autodefesa na guarnição de Ishigaki (ANN)

A Guarnição de Ishigaki, da Força de Autodefesa Terrestre do Japão (GSDF), começou as atividades na ilha e cidade de Ishigaki (Okinawa), na quinta-feira (16), com o objetivo de fortalecer as capacidades de defesa do arquipélago Nansei, composto de todas as ilhas de Okinawa e Amami.

Publicidade

Logo cedo foram vistos os militares chegando no novo posto da GSDF e uma placa nova na entrada. 

São 570 servidores destacados para esse posto militar, mais os equipamentos e unidades de segurança, incluindo os antimísseis. Espera-se que o sistema de defesa continue a ser fortalecido ainda mais dentro da província, como por exemplo, aumentando o número de tropas, estabelecendo bases de abastecimento e aprofundando a cooperação com os militares dos EUA.

As munições deverão chegar neste final de semana e os residentes poderão ouvir as explicações na próxima semana, dia 22. A cerimônia oficial de inauguração será realizada em 2 de abril.

Do lado de fora, diversas pessoas residentes dessa cidade se manifestaram em protesto à instalação da guarnição.

Aliás, os manifestantes protestam desde 2018, quando reuniram 14.263 assinaturas, mais de 30% dos votos elegíveis, pedindo a realização de um referendo para decidir os prós e contras da instalação da guarnição da GSDF. No entanto, o projeto de lei foi rejeitado pelo conselho municipal.

Vista aérea da guarnição de Ishigaki (Ryukyu Shimpo)

Fontes: ANN e Ryukyu Shimpo

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!