Alimentos que devem ser evitados para quem é alérgicos a polens

Para quem sofre de polinose, saiba que cerca de 40% da população do Japão a tem, portanto, não está só. Pode evitar determinados alimentos e evitar os sintomas.

À esq. um copo de refrigerante (Flickr) e à dir. uma salada de frutas (Public Domain Pictures)

A alergia aos polens, chamada de polinose ou kafunsho em japonês, causa sintomas como espirros, coriza e lágrimas, na tentativa do corpo eliminar esse agente.   

Publicidade

Esses sintomas podem ser tão graves que a qualidade de vida se deteriora. Além disso, a polinose deixa a pele mais seca, causa tosse ou asma, pode inchar ou causar coceira na boca. São os mesmos sintomas de quem tem alergia a determinados alimentos

Além disso, há relatos que apontam que o tabagismo é uma das coisas fortemente relacionadas aos sintomas da polinose, assim como a poluição do ambiente interno devido aos aquecedores e fogões a gás em ambientes mal ventilados também estão relacionados ao agravamento dessa alergia. E tem mais: a poeira amarela no início da primavera pode exacerbar os sintomas da polinose.  

Quais são os alimentos que podem causar alergia

Os pacientes que sofrem de polinose podem desenvolver sintomas alérgicos, como irritação e coceira na cavidade oral, faringe e mucosa labial, quando ingerem alguns alimentos.

Isso porque esses vegetais contêm substâncias com estruturas muito semelhantes às que causam alergias (alérgenos) contidas no pólen do cedro ou cipreste japonês chamado de hinoki.

Segundo uma publicação do Hospital Universitário Fujita, os alimentos são classificados de acordo com 3 das 4 estações.

  • Primavera: maçã, pêssego, cereja, tomate e soja (especialmente o leite de soja)
  • Verão: melão, melancia, pepino e kiwi
  • Outono: salsão e cenoura

A revista Josei Prime publicou um especial sobre os alimentos que podem causar alergia e citou outros: nozes e amendoim.

Açúcar e álcool são 2 vilões

Banana split tem muito açúcar escondido e tem frutas que devem ser evitadas (PickPik)

A médica entrevistada disse que viu muitos casos de pacientes ficarem livres do kafunsho quando abandonam de vez o açúcar. E ela alerta que pode estar “escondido” nos sorvetes, bebidas envasadas como refrigerantes e doces em geral. Para quem não consegue ficar sem, recomenda deixar para consumir as guloseimas e bebidas somente 1 vez por semana. 

Outro produto muito consumido no Japão é uma variedade de bebidas alcoólicas, igualmente nociva para quem tem polinose.

Em resumo, além desses alimentos citados pelo HU, a médica acrescentou outros a serem evitados: pepino, laranja e outros cítricos, abacate, banana e ameixas em conserva.

É muito importante melhorar o sistema imune do corpo. Para isso, qualidade do sono, boa alimentação com dieta bem nutritiva, exercício físico regular e menos estresse, são as recomendações.

Se ainda não leu, confira as matérias relacionadas:

Fontes: MHLW, Josei Prime e Fujita HU

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Credit Suisse tomará emprestado até US$54 bilhões do banco central da Suíça

Publicado em 16 de março de 2023, em Notícias do Mundo

As ações no Credit Suisse despencaram 24% na quarta-feira (15) após ele ter dito que encontrou ‘fraqueza’ em seu relatório financeiro.

O Credit Suisse, fundado em 1856, tem enfrentado uma série de escândalos nos últimos anos (banco de imagens)

O conturbado gigante do setor bancário, o Credit Suisse, diz que tomará emprestado até US$54 bilhões do banco central da Suíça para apoiar suas finanças.

Publicidade

O banco disse que estava tomando a ação decisiva para fortalecer sua liquidez, visto que ele buscava se tornar um banco mais simples.

As ações no Credit Suisse despencaram 24% na quarta-feira (15) após ele ter dito que encontrou “fraqueza” em seu relatório financeiro.

Isso levou a uma liquidez geral nos mercados europeus, e temores de uma crise financeira mais ampla.

O Credit Suisse disse que suas medidas de empréstimo demonstraram “ação decisiva para fortalecer (o banco)”.

Problemas no setor bancário emergiram nos EUA na semana passada com o colapso do Silicon Valley Bank, o 16º maior banco do país, seguido dois dias depois pela queda do Signature Bank.

Após as ações do Credit Suisse terem caído na quarta-feira, um grande investidor, o Saudi National Bank (Banco Comercial Nacional), disse que não injetaria mais fundos no banco suíço.

As preocupações se espalharam pelos mercados financeiros com todos os principais índices caindo de forma acentuada.

“O problema no Credit Suisse, mais uma vez, levantou a questão se isso é o início de uma crise global ou é apenas um outro caso *idiossincrático”, escreveu Andrew Kenningham da Capital Economics.

O Banco Nacional Suíço, que é o banco central da Suíça, e o Autoridade Federal de Vigilância do Mercado Financeiro, buscaram acalmar os investidores, dizendo que eles estavam preparados para ajudar o Credit Suisse se necessário.

Série de escândalos  nos últimos anos

O Credit Suisse, fundado em 1856, tem enfrentado uma série de escândalos nos últimos anos, incluindo acusações de lavagem de dinheiro e outros problemas.

Ele perdeu dinheiro em 2021 e novamente em 2022, seu pior ano desde a crise financeira de 2008, e alertou que não espera ser rentável até 2024.

*idiossincrático: que possui ou revela características distintivas dos demais
Fonte: BBC

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!