Daikon, o alimento imprescindível para saúde e beleza

Daikon é para quem quer melhorar a saúde de forma geral, incluindo aumentar a imunidade, a beleza, a combater vírus e bactérias, o kafunsho e muito mais!

Daikon recém-colhido e lavado (Wikimedia)

O rabanete branco japonês conhecido no mundo como daikon, o que significa grande raiz, é um vegetal típico de inverno, altamente nutritivo e de baixa caloria. Tudo nele pode ser aproveitado, das folhas à raiz. 

Publicidade

É um vegetal que se vê nos supermercados e quitandas o ano todo. Mas, no inverno, essa raiz fica mais suculenta e mais doce, com pouca parte picante. A parte mais perto das folhas é doce e a quanto mais se aproxima da extremidade da raiz é picante. Por isso, dá para dividir as partes para o preparo dos pratos e seus fins.

As folhas são levemente picantes, como a extremidade da raiz e a parte perto do talo é mais doce (Flickr)

Propriedades do daikon

É riquíssimo em fibras, vitamina C (mas tem outras do complexo B e A) e minerais importantes como potássio, magnésio, cobre, cálcio, entre outros. Por isso, não pode faltar nas refeições, ainda mais no inverno, para ser ingerido cru ou cozido. 

Daikon cru e seus benefícios

A raiz ralada é chamada de daikon oroshi, a qual tem ação bactericida e previne intoxicações alimentares. Além disso, contém enzimas chamadas diástase, que decompõe o amido, as proteínas e a gordura. Por isso, é tão importante.  

Já reparou que os restaurantes costumam servir uma porção de daikon ralado junto com um peixe assado, frango frito, um bife empanado ou tempura? Tem um motivo: ajuda quem come demais ou sente o estômago pesado, pois contém propriedades que auxiliam na digestão e regulam o funcionamento do estômago.

Hambúrguer com topping de daikon oroshi (Flickr)

Além de tudo isso, o daikon ingerido cru, preferencialmente com a casca bem lavada, ajuda o fígado e os rins, principalmente quem sofre com cálculo renal. 

Pode-se esperar que o ingrediente pungente isotiocianato tenha vários efeitos, como o de aumentar o metabolismo basal e a riqueza de potássio que elimina o inchaço e a fibra alimentar que leva à melhora dos movimentos intestinais.

Tem o efeito de ativar os glóbulos brancos que matam bactérias ruins que entraram no corpo e aumentam a imunidade. As pessoas que comem regularmente o daikon são menos propensas a sofrer de doenças infecciosas. Como é riquíssimo em vitaminas, ajuda as pessoas a manterem um bom nível delas no organismo, sem sofrer de hipovitaminose.

Também tem efeito antiinflamatório e analgésico, por isso pode ser usado não só para prevenir doenças, mas também para melhorar os sintomas quando se pega um resfriado. Também se pode comê-lo cru, ralado, quando estiver com dor de garganta, pois ajuda a limpá-la e melhorar a dor. 

O daikon ajuda no tratamento das doenças respiratórias, desde que consumido cru, na forma de suco ou ralado. Ajuda a mandar a tosse embora e acalma o processo inflamatório.

Por ser rico em minerais, o daikon ajuda as pessoas com indisposição física, com fadiga e também a reduzir os efeitos do estresse.

Convém preparar o corpo no inverno para não sofrer com a polinose ou kafunsho. O daikon ingerido cru é excelente para as doenças alérgicas por causa da diástase e do glucosinolato.

Além de tudo isso, ainda ajuda as pessoas com diabetes, as que querem baixar o peso, que querem manter o coração em dia, a melhorar o sono, também a beleza da pele, cabelos e unhas. 

Mulher ralando o daikon para fazer oroshi (Wikimedia)

Se não gosta do seu sabor pode comprar a conserva japonesa chamada daikon no otsukemono. Como é fermentado não perde suas propriedades curativas. Desta forma, a ação bactericida do rabanete daikon exerce forte efeito. 

Sugestões de preparo do daikon cru

Salada com pedaços de daikon e cenoura cozidos (Flickr)

  • Daikon oroshi: basta ralar usando um ralador bem fino
  • Salada: combina com folhas como alface, também com tomate, cebola, pepino, cenoura ralada, atum enlatado, camarão, aspargos, salsão, manga, abacaxi e outros
  • Xarope: pegue uns 3cm de daikon, corte em cubos de 1cm, coloque dentro de um vidro higienizado e cubra com mel. Quando o líquido do daikon se misturar ao mel um ou 2 dias depois, basta tomar uma colher de sopa 3 vezes ao dia e adeus dor de garganta, resfriado e gripe 

Daikon na culinária quente

Aquecer o daikon torna-o mais doce e fácil de comer, tanto que é popular nos pratos de inverno como os cozidos (nabe ryouri), entre eles o oden.

Daikon no oden indicado pela seta vermelha (Wikimedia)

O aquecimento reduz o sabor pungente do isotiocianato e, inversamente, aumenta seu efeito antioxidante. As fibras dietéticas após o aquecimento melhoram o ambiente intestinal e desintoxicam.  

Há também uma forma tradicional de comida preservada chamada kiriboshi daikon. Como o nome sugere, o daikon é cortado e seco para remover a água, mas no processo de evaporação da água, os nutrientes como potássio, cálcio, magnésio, ferro, zinco e manganês, que são bons para o corpo no inverno, aumentam significativamente o sistema imune. Além disso, o teor de niacina, que dizem ser bom para prevenir irritações e depressão, também aumenta quando preparado no fogo.

O kiriboshi daikon (切り干し大根) pode ser encontrado nos supermercados e pode ser introduzido na cozinha do dia a dia, no missoshiru e nos cozidos com outros vegetais.

Pratos quentes com daikon

Daikon é um dos ingredientes do tonjiru (Wikimedia)

  • Cozidos como oden, com peixe, frango, carne de porco e vegetais
  • Ensopado com carne de porco
  • Sopa, incluindo tonjiru, e missoshiru 

Folhas de daikon

Se encontrar daikon com suas folhas frescas, lave-as bem e pode usar para fazer refogados. São muito nutritivas quanto a raiz.

Que tal incorporar ainda mais o daikon nas suas refeições?  Basta duas ou 3 vezes por semana para aumentar a imunidade e passar um inverno mais tranquilo, com o corpo fortalecido. Além disso, prepara o corpo para evitar a polinose antes da primavera. 

Fontes: Toyokeizai, Kokokara, Tokubai e Shufoo

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estátua de Nu Gundam é iluminada para a temporada de inverno

Publicado em 6 de dezembro de 2022, em Artigos de Turismo

A estátua de Nu Gundam de 4 metros de altura é feita de madeira e fica em frente ao Lalaport na cidade de Fukuoka.

Nu Gundam ficará iluminado até fevereiro de 2023 (The Life Sized Gundam)

Um robô de tamanho real da popular série animada japonesa Mobile Suit Guindam foi iluminado para a temporada de inverno na província de Fukuoka.

Publicidade

A estátua de Nu Gundam de 4 metros de altura é feita de madeira e fica em frente ao Lalaport na cidade de Fukuoka.

Fãs de Gundam e visitantes se reuniram na cerimônia para a iluminação. Mais de 30 luzes de LED vermelhas, azuis e brancas decoram a estátua.

A estátua será iluminada diariamente das 17h às 21h30 até 19 de fevereiro de 2023.

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!