Tribunal Penal Internacional emite mandado de prisão contra Putin

O TPI disse que há motivos razoáveis para acreditar que Putin tem responsabilidade pela deportação ilegal e transferência de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.

O TPI acusa Putin de cometer crimes de guerra na Ucrânia (NHK)

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu um mandado de prisão contra o presidente russo Vladimir Putin, acusando-o de cometer crimes de guerra na Ucrânia.

Publicidade

Na sexta-feira (17), o tribunal em Haia, nos Países Baixos, disse que há motivos razoáveis para acreditar que Putin tem responsabilidade pela deportação ilegal e transferência de crianças de áreas ocupadas da Ucrânia para a Rússia.

O TPI diz que juízes também emitiram um mandado de prisão para a assessora presidencial da Rússia para direitos das crianças, Maria Alekseyevna Lvova-Belova. Ela enfrenta as mesmas acusações.

“É proibido por lei internacional que potências ocupantes transfiram civis do território onde eles vivem”, disse o presidente do TPI, Piotr Hofmanski.

Ele acrescentou que as crianças têm proteção especial sob as Convenções de Genebra.

Hofmanski apelou por suporte, dizendo que a execução de mandados de prisão “depende de cooperação internacional”.

O chefe do Escritório Presidencial da Ucrânia disse na mídia social que isso “é apenas o começo”.

Andriy Yermak escreveu, “mais de 16 mil casos de deportação forçada de crianças foram registrados nos processos sendo investigados na Ucrânia”. Ele acrescentou que “os número reais podem ser bem maiores”.

O procurador geral da Ucrânia, Andriy Kostin, tuitou que se Putin deixar a Rússia, “ele seria preso e entregue” ao TPI.

“Líderes mundiais pensarão duas vezes antes de apertar a mão ou se sentar com Putin em uma mesa de negociações”, escreveu Kostin. Ele manifestou gratidão ao TPI por tomar uma “decisão histórica”.

Na Rússia, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, chamou a decisão do TPI de “absurda e inaceitável”. Peskov disse à mídia russa que “quaisquer decisões desse tipo são nulas e vazias para a Rússia em termos de lei”.

A porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, repercutiu a opinião em seu post na mídia social. Ela escreveu que a Rússia não é um Partido do Estatuto de Roma que estabeleceu o TPI e não tem obrigações sob ele.

Segundo especialistas, as chances de Putin ser preso são extremamente baixas. Embora 123 países e territórios sejam signatários do Estatuto de Roma, Rússia, China e EUA não reconhecem a jurisdição do tribunal.

Fonte: NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Como encontrar produtos saudáveis no Japão?

Publicado em 18 de março de 2023, em Nutricionista Silvia Tsutsumi

Dicas interessantes para sua vida saudável no Japão!

Casal preparando sua refeição saudável (ilustrativa)

Casal preparando sua refeição saudável (ilustrativa)

Se você é uma pessoa que se preocupa com a saúde e busca por alimentos saudáveis, pode ser desafiador encontrar produtos que atendam às suas necessidades em mercados comuns no Japão.

Publicidade

No entanto, com um pouco de conhecimento e paciência, é possível encontrar uma grande variedade de opções saudáveis e nutritivas.

  • Comece explorando os mercados locais.
    O Japão é famoso por seus mercados locais, conhecidos como shotengai, as quitandas da JA, uma rede de cooperativa dos produtores locais, e as lojas dos produtores de sua região. Esses mercados são ótimos lugares para encontrar alimentos frescos e saudáveis, como frutas e vegetais orgânicos, peixes frescos e carnes magras.
    Visite esses mercados e também os corners dos supermercados onde tem a escrita 無農薬 (sem uso de pesticidas) ou 有機食品 (alimentos orgânicos), veja o que eles têm a oferecer.
  • Procure por alimentos tradicionais japoneses.
    A culinária japonesa é rica em alimentos saudáveis e nutritivos, como peixes, arroz integral, algas e tofu. Ao procurar por esses alimentos nos mercados japoneses, você pode desfrutar de uma dieta equilibrada e saudável.
  • Compre alimentos sazonais.
    Ao comprar alimentos sazonais, você garante que está comprando alimentos que estão em sua melhor época e são mais frescos e saborosos. Além disso, os alimentos sazonais geralmente são mais acessíveis e mais baratos.
  • Evite alimentos processados e industrializados.
    Como em qualquer lugar, os alimentos processados e industrializados podem ser encontrados em mercados japoneses. No entanto, esses alimentos são geralmente ricos em açúcar, sal e gorduras saturadas, e não oferecem muitos nutrientes. Por isso, é importante evitar esses produtos sempre que possível.
  • Experimente lojas especializadas em produtos saudáveis.
    Se você ainda está tendo dificuldades em encontrar alimentos saudáveis nos mercados japoneses, considere visitar lojas especializadas em produtos saudáveis, como as de produtos orgânicos ou de suplementos alimentares.

Ao seguir essas dicas, você pode encontrar uma grande variedade de alimentos saudáveis nas lojas e mercados do Japão.

Com um pouco de esforço, você pode manter uma dieta equilibrada e saudável, mesmo quando estiver no Japão.

Viva com saúde!

Nutricionista Silvia Tsutsumi (toque para conectar no Facebook) (toque para conectar no Instagram)

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!