Depois dos 4 atuns de mais de 200 quilos capturados em Fukui, na segunda-feira (3), desta vez foi um porto pesqueiro que comemorou a chegada de 5 atuns do Pacífico, gigantes, de 200 quilos cada, guinchados da rede fixa instalada por um pescador na baía de Wakasa, cidade de Maizuru (Quioto), igualmente no Mar do Japão.
A embarcação chegou com 1 tonelada desse concorrido peixe gigante, na manhã de quarta-feira (5). Segundo informações do porto pesqueiro, atuns desse tamanho são pescados 10 por ano na província de Quioto. Além disso, é um peixe típico do inverno, portanto é raríssimo fisgar 5 gigantes de uma única vez na primavera.
Desde 2018, o governo proibiu a pesca de atuns com peso inferior a 30 quilos para proteger o recurso dos pescadores. A captura de gigantes como esses pode ter sido consequência dessa lei, pois permite que cresçam.
Toshikazu Nakanishi, gerente comercial da Associação Cooperativa de Pesca da Província de Quioto, disse que “não me lembro de nenhum caso de 5 atuns gigantes de uma só vez. O atum de Quioto é altamente cotado pela qualidade”.
Assim que foram limpos, os 5 atuns bem carnudos e gordos foram enviados para o Mercado de Toyosu em Tóquio.
Fontes: YTV e MBS