O governo japonês está planejando encerrar suas restrições de entrada sobre pessoas que chegam ao país no sábado (29), antes de rebaixar a classificação legal da covid-19.
Inicialmente, o governo decidiu suspender as restrições em 8 de maio, quando autoridades reclassificarão o vírus para o nível mais baixo da categoria de 5, o mesmo da influenza sazonal.
Entretanto, fontes dizem que o governo está agora se organizando para adiantar o fim dos controles de fronteira.
Atualmente, as pessoas que entram no Japão são solicitadas a apresentar prova de que receberam 3 doses de uma vacina contra coronavírus, dentre outras exigências.
Espera-se que o governo também encerre o processo de teste aleatório de um número limitado de viajantes que chegam da China continental em voos diretos.
O feriado da Golden Week (Semana de Ouro) começa neste fim de semana e segue até 7 de maio. O número de japoneses que viajará para o exterior durante esse período deve aumentar.
Observadores dizem que o governo quer tornar os procedimentos mais simples para as pessoas que voltam ao país.
Entretanto, autoridades dizem que, em uma base voluntária, elas verificarão a saúde das pessoas que entram no país com sintomas como febre e tosse mesmo após suspender as restrições de entrada.
Eles dizem que uma análise genética de vírus também será realizada.
Fonte: NHK