Educação: mais de 8 mil crianças estrangeiras no Japão fora da escola

Mais de 8 mil crianças estrangeiras podem não estar matriculadas no ensino primário ou ginasial desde maio do ano passado, ou suas condições educacionais não puderam ser confirmadas.

Mais de 8 mil criança estrangeiras no Japão podem não estar recebendo educação compulsória (ilustrativa/banco de imagens)

Um total de 8.183 crianças de nacionalidades estrangeiras que residem no Japão podem não estar matriculadas no ensino primário ou ginasial desde maio do ano passado, ou suas condições educacionais não puderam ser confirmadas, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Educação.

Publicidade

Isso contaria por cerca de 6% de todas as crianças estrangeiras que são elegíveis para educação primária e ginasial no Japão, disse no sábado (22) o Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia.

Embora o número de tais crianças tenha caído 18,5% dos 10.046 na pesquisa anterior conduzida no ano acadêmico de 2021, o ministério disse que mais esforços são necessários para melhorar a situação.

A pesquisa foi conduzida ao perguntar a 1.741 conselhos municipais da educação a nível nacional sobre matrículas escolares desde 1º de maio de 2022. Descobriu-se que um total de 136.923 crianças estrangeiras na idade escolar do primário e ginásio estavam listadas no Registro Básico de Residentes.

Delas, confirmou-se que 778 não estavam frequentando a escola, e 6.675 não puderam ser alcançadas.

Além disso, 730 crianças estavam listadas no Registro Básico de Residentes, mas seus conselhos locais de educação não estavam cientes sobre elas. Provavelmente também não estavam frequentando a escola.

Crianças estrangeiras não são obrigadas a frequentar escolas no Japão, mas estabelecimentos de ensino primário e ginasial as aceitam gratuitamente, assim como os japoneses, se os responsáveis assim desejarem.

“Vivendo no Japão, as crianças precisam receber alguma forma de educação”, disse um funcionário do ministério. “Esperamos que cada governo local determine a situação e realize esforços para encorajar a matrícula em escolas”.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Brasileiro é liberado do processo criminal

Publicado em 24 de abril de 2023, em Crime, Sociedade

Como foi liberado da suspeita, embora tenha sido preso, sua ficha continua limpa.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!