Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Grupo de conservação exige suspensão das vendas de carne de golfinho ‘tóxica’ no Japão

| Notícias do Mundo

A Action for Dolphins apresentou a queixa junto à polícia no Japão, em meio a alerta de especialistas de que a ingestão regular de carne de golfinho poderia ameaçar a saúde de consumidores.

Konishi Sangyo - Empregos no Japão
golfinho 18 abr 2023

Um golfinho-de-Risso (ilustrativa/banco de imagens)

Defensores da conservação marinha apresentaram uma queixa junto à polícia exigindo suspensão das vendas de carne de golfinho “tóxica” no Japão, após um teste ter indicado que uma amostra continha níveis de mercúrio até 100 vezes maiores do que o recomendado pelo governo.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

A Action for Dolphins (AFD), uma organização sem fins lucrativos sediada na Austrália, apresentou a queixa junto à polícia na central do Japão neste mês, em meio a alerta de especialistas de que o consumo regular de carne de golfinho poderia ameaçar a saúde de consumidores.

A AFD disse que testes recentes em um laboratório no Japão revelaram que uma amostra comprada no país, uma porção de miúdos de golfinho-de-Risso, excedeu o limite regulatório estipulado pelo governo em até 97.5 vezes. Um segundo pacote da carne mostrou níveis 80 vezes maiores do que o limite de segurança.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Um investigador da AFD sediado no Japão fez o pedido da carne no site da Yahoo!Japan em 13 de outubro de 2022. Dois pacotes chegaram em 15 do mesmo mês e foram enviados a um laboratório no Japão, onde eles foram testados separadamente.

Hanna Tait, chefe executiva da AFD, disse ter a esperança de que os resultados dos testes e a queixa na polícia resultariam na suspensão das vendas de carne de golfinho em supermercados, restaurantes e da varejista online Yahoo!Japan.

A Yahoo!Japan é a única grande varejista online no país que continua a vender produtos cetáceos.

A Rakuten parou de comercializar carne de baleia e de golfinho em 2014 após o Tribunal de Justiça Internacional ter ordenado que o Japão suspendesse imediatamente suas caças anuais a baleias no Oceano Antártico.

Estudos com pessoas que consomem regularmente produtos cetáceos mostram que mercúrio e outros contaminantes podem causar efeitos adversos no desenvolvimento fetal, desenvolvimento neural e memória, assim como aumento no risco de desenvolver doença de Parkinson, hipertensão e asterioesclerose nos adultos.

Fonte: The Guardian


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo