Uma idosa russa que descreveu o presidente da Ucrânia como “jovem homem bonito” foi multada em cerca de 40 mil rublos (US$490) por um tribunal em Moscou.
Olga Slegina foi acusada de “desmerecer as forças armadas russas” ao chamar Volodymyr Zelensky de um “jovem homem bonito com bom senso de humor”, disse o grupo de direitos humanos Memorial.
A mulher de 70 anos foi detida em Nalchik, no sul da Rússia, após fazer o comentário com uma garçonete em um restaurante no centro médico onde ela era uma convidada no Natal passado.
O Kremlin introduziu leis de censura abrangentes logo após ter ordenado que dezenas de milhares de soldados invadissem a Ucrânia há 1 ano.
No mês passado, Vyacheslav Volodin, um alto ministro do governo, disse que ele estava endurecendo a legislação para “garantir a segurança de nosso país e nossos cidadãos”.
Na Rússia, “desmerecer” as forças militares era punível com até 5 anos de prisão, enquanto espalhar notícia falsa conscientemente sobre o país poderia acarretar uma condenação de até 15 anos.
Volodin introduziu mudanças na lei a qual ele disse que traria um máximo de 15 anos para as duas infrações.
Zelensky desfrutou de uma carreira de sucesso como comediante antes de entrar para a política e ganhar a presidência em 2019.
Ele havia se apresentado na TV estatal russa, incluindo no show de véspera de Ano Novo em 2013 antes da Rússia anexar o território ucraniano da Crimeia.
Slegina, que também disse que “todos costumavam rir de suas piadas”, foi relatada para a polícia por outros 3 clientes no restaurante.
De acordo com o Memorial, que foi banido pelo Kremlin, o policial que deteve a idosa russa disse à ela que: “Você não tem o direito de elogiá-lo porque ele é nosso inimigo”.
Fonte: The Independent