A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, Portugal, criou o projeto ADE – Aveiro Digital Export que teve como principal objetivo reforçar as competências exportadoras e digitais das empresas do distrito de Aveiro e promover a própria região como um destino apelativo para investimento internacional.
Entre as várias atividades desenvolvidas para o ADE, a AIDA CCI criou um Guia de Apoio ao Investidor onde apresenta alguns dos pontos mais fortes da região e destaca quais os principais aspectos a ter em conta para investir em Aveiro.
De acordo com o ADE o processo de investimento na região de Aveiro deve contemplar quatro etapas cruciais: o conhecimento empresarial, a escolha do tipo de investimento, a captação de financiamento e a contratação de pessoas.
No que se refere ao Tecido Empresarial, a diversidade de atividades econômicas e de estruturas de apoio ao tecido empresarial existente nos vários conselhos do Distrito de Aveiro, reforça a sua relevância enquanto destino do investimento internacional. No documento criado e disponível no site da AIDA CCI estão descritas as principais tipos de indústrias e estruturas de apoio e acolhimento empresarial, por conselho, sendo de referir que a indústria transformadora e o comércio são as áreas de atividade econômica mais relevantes do Distrito, reunindo um elevado volume de negócios, que se traduz, por sua vez, num elevado número de empresas e trabalhadores.
Relativamente ao tipo de investimento, existem diferentes formas de investir em Aveiro. É importante conhecer os passos necessários à sua realização e as possíveis entidades de suporte a quem recorrer.
Numa ótica de captação de investimento, existem várias iniciativas de apoio à internacionalização, exportação, inovação e qualificação de pessoal para todo o tipo de empresas, com foco especial no apoio às PME.
No processo de contratação de pessoas em Portugal é importante perceber as diferentes tipologias de contratos e as condições salariais dos trabalhadores, sendo também fundamental assegurar a segurança dos trabalhadores, o respeito pelos seus direitos e a conformidade com o registro e pagamento da Segurança Social.
Estas informações mais completas e outras relevantes para investir de forma saudável em Aveiro, estão disponíveis no Guia de Apoio ao Investidor Internacional no link: https://aida.pt/wp-content/uploads/2023/01/1.5_Guia-Apoio-Investidor-Internacional-vs-longa.pdf.
Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro