Gerir uma empresa em Portugal

Sobre o Guia de Apoio ao Investidor Internacional, oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, fornece informações fundamentais para empresas investirem em Portugal.

Imagem ilustrativa (banco de imagens)

A Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro – AIDA CCI criou o projeto Aveiro Digital Export que durante vários meses realizou várias ações em Portugal e a nível internacional que visava reforçar as competências exportadoras e digitais das empresas do distrito de Aveiro (Portugal). Com este projeto, a AIDA CCI pretendia fomentar a transformação digital, em particular o uso da tecnologia para melhorar o desempenho ou o alcance das empresas. Entre as várias atividades nacionais do projeto, foram realizadas visitas de prospecção a mercados internacionais, entre os quais o Dubai, os Países Baixos, os EUA, Itália, o Canadá e o Japão, com vista a promover as empresas nestes países e atrair investimento para o distrito.

Publicidade

Nesse sentido, foi criado o Guia de Apoio ao Investidor Internacional, onde foi disponibilizada informação relacionada com o mercado de Aveiro, sendo que um dos temas abordados está relacionado com a forma de Gerir uma Empresa em Portugal.

De acordo com o Guia, a gestão de uma empresa, em Portugal, deve contemplar aspectos como a aquisição de vistos ou de autorização de residência, o regime fiscal em vigor, a gestão do financiamento e o processo de registro de marcas ou patentes.

Gerir uma empresa num país estrangeiro tende a implicar diversas viagens e inclusive períodos de residência temporária, ou até, permanente, sendo fundamental conhecer todos os vistos disponíveis e requisitos necessários. É também importante referir de forma a incentivar o investimento estrangeiro e acelerar o estabelecimento de residência dos investidores. Portugal disponibiliza duas tipologias de vistos especiais, os vistos gold e os vistos startup.

Também os pagamentos de impostos em Portugal incidem essencialmente sob os rendimentos, imóveis e transações de bens e serviços, no entanto existem benefícios para situações de criação de valor e de bem-estar socioeconômico.

Já no que se refere ao quadro fiscal, o IRC apresenta-se como o imposto mais importante para as empresas, com taxas que variam dos 21% aos 29,50%, sendo que a escolha do local e do tipo de investimento pode potenciar múltiplos benefícios fiscais. Este enquadramento legal fiscal prevê também vários regimes de benefícios fiscais para investimento de apoio ao crescimento e criação de emprego, com várias vantagens para as empresas. Além disso, e de forma a incentivar o investimento, Portugal tem estabelecido inúmeros acordos internacionais, como as convenções para evitar a dupla tributação e os acordos de promoção e proteção recíproca de investimentos.

No que diz respeito ao financiamento, é fundamental abrir uma conta da empresa, sendo para isso ter conhecimento dos requisitos exigidos para a abertura da mesma.

O registro de patentes e marcas é a única forma legal de proteger uma marca, logotipo ou outros sinais de serem usados sem autorização do titular, sendo crucial conhecer os procedimentos e custos associados ao seu pedido e registro.

Estas e outras informações relevantes para o investimento em Portugal e mais especificamente em Aveiro, estão disponíveis no Guia de Apoio ao Investidor Internacional em www.aida.pt.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

O que tem que saber para investir em Aveiro

Publicado em 2 de abril de 2023, em Notícias do Mundo

Informações importantes para investir de forma saudável em Aveiro, Portugal.

Imagem ilustrativa (banco de imagens)

A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, Portugal, criou o projeto ADE – Aveiro Digital Export que teve como principal objetivo reforçar as competências exportadoras e digitais das empresas do distrito de Aveiro e promover a própria região como um destino apelativo para investimento internacional.

Publicidade

Entre as várias atividades desenvolvidas para o ADE, a AIDA CCI criou um Guia de Apoio ao Investidor onde apresenta alguns dos pontos mais fortes da região e destaca quais os principais aspectos a ter em conta para investir em Aveiro.

De acordo com o ADE o processo de investimento na região de Aveiro deve contemplar quatro etapas cruciais: o conhecimento empresarial, a escolha do tipo de investimento, a captação de financiamento e a contratação de pessoas.

No que se refere ao Tecido Empresarial, a diversidade de atividades econômicas e de estruturas de apoio ao tecido empresarial existente nos vários conselhos do Distrito de Aveiro, reforça a sua relevância enquanto destino do investimento internacional. No documento criado e disponível no site da AIDA CCI estão descritas as principais tipos de indústrias e estruturas de apoio e acolhimento empresarial, por conselho, sendo de referir que a indústria transformadora e o comércio são as áreas de atividade econômica mais relevantes do Distrito, reunindo um elevado volume de negócios, que se traduz, por sua vez, num elevado número de empresas e trabalhadores.

Relativamente ao tipo de investimento, existem diferentes formas de investir em Aveiro. É importante conhecer os passos necessários à sua realização e as possíveis entidades de suporte a quem recorrer.

Numa ótica de captação de investimento, existem várias iniciativas de apoio à internacionalização, exportação, inovação e qualificação de pessoal para todo o tipo de empresas, com foco especial no apoio às PME.

No processo de contratação de pessoas em Portugal é importante perceber as diferentes tipologias de contratos e as condições salariais dos trabalhadores, sendo também fundamental assegurar a segurança dos trabalhadores, o respeito pelos seus direitos e a conformidade com o registro e pagamento da Segurança Social.

Estas informações mais completas e outras relevantes para investir de forma saudável em Aveiro, estão disponíveis no Guia de Apoio ao Investidor Internacional no link: https://aida.pt/wp-content/uploads/2023/01/1.5_Guia-Apoio-Investidor-Internacional-vs-longa.pdf.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!