Região de Aveiro como destino High-Tech

Região de Aveiro em Portugal é destaque no desenvolvimento de estruturas para crescimento tecnológico.

Imagem ilustrativa

Um dos objetivos do projeto ADE – Aveiro Digital Export, promovido pela AIDA CCI (Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro) é precisamente promover a região de Aveiro.

Publicidade

Em sua visita à 8th Metal Japan, a AIDA CCI apresentou Aveiro, enquanto território na vanguarda da inovação, apresentando um índice de competitividade acima da média nacional (109) e primando pela forte aposta em investigação e desenvolvimento regional (101,7).

De acordo com dados fornecidos pela AIDA CCI, a tecnologia tem tido um papel determinante na cidade de Aveiro, fazendo desta um ecossistema inovador e competitivo e um dos principais impulsionadores do desenvolvimento econômico da região.

Em 2019, eram 354 as unidades de investigação e desenvolvimento da Região de Aveiro, o que demonstra um crescimento de 9% face ao ano anterior. A despesa em investigação e desenvolvimento das instituições e empresas regionais foi de 182 milhões de euros, nesse mesmo ano.

A crescente aposta em iniciativas que visam o desenvolvimento tecnológico e digital do tecido empresarial, potencia o caráter empreendedor e dinâmico da cidade.

A região apresenta um conjunto de organizações e projetos relevantes na área tecnológica, que a coloca na vanguarda da implementação de soluções ligadas à transição digital das empresas:

A Aveiro Tech City é uma iniciativa que reúne pessoas, empresas, institutos de investigação e soluções da última geração tecnológica para redefinir como viver e trabalhar numa cidade na nova realidade digital e conectada.

Esta iniciativa foi reconhecida pela Universidade de Harvard, que distinguiu a cidade portuguesa com o “Innovation in Community Engagement Award 2020”.

O projeto assenta em quatro eixos de atuação: educação, formação, tecnologia e aplicações e desafios, onde se incluem um vasto leque de atividades, desde a instalação de Techlabs nas escolas, à criação de um observatório de emprego responsivo, passando pelo desenvolvimento de uma plataforma de dados urbanos e um laboratório vivo com infraestrutura de fibra, sensores e conectividade 5G na cidade.

O projeto envolve também a dinamização de Bootcamps de código, desafios destinados a startups, sacleups e centros de I&D, bem como residências artísticas para a arte digital. 4.9 milhões de euros foram investidos neste projeto pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e mais de 3.000 estudantes irão beneficiar do mesmo (techlabs).

É também de destacar a Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, um projeto que tem como objetivo potenciar economicamente as estratégias territoriais de promoção e de desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação social, através de ações diferenciadores e qualificadoras, de espaços (polos) e de serviços de apoio à incubação de ideias de negócio e de empresas.

Para saber mais sobre o Aveiro Digital Export acesse a www.aida.pt.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Gerir uma empresa em Portugal

Publicado em 2 de abril de 2023, em Notícias do Mundo

Sobre o Guia de Apoio ao Investidor Internacional, oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, fornece informações fundamentais para empresas investirem em Portugal.

Imagem ilustrativa (banco de imagens)

A Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro – AIDA CCI criou o projeto Aveiro Digital Export que durante vários meses realizou várias ações em Portugal e a nível internacional que visava reforçar as competências exportadoras e digitais das empresas do distrito de Aveiro (Portugal). Com este projeto, a AIDA CCI pretendia fomentar a transformação digital, em particular o uso da tecnologia para melhorar o desempenho ou o alcance das empresas. Entre as várias atividades nacionais do projeto, foram realizadas visitas de prospecção a mercados internacionais, entre os quais o Dubai, os Países Baixos, os EUA, Itália, o Canadá e o Japão, com vista a promover as empresas nestes países e atrair investimento para o distrito.

Publicidade

Nesse sentido, foi criado o Guia de Apoio ao Investidor Internacional, onde foi disponibilizada informação relacionada com o mercado de Aveiro, sendo que um dos temas abordados está relacionado com a forma de Gerir uma Empresa em Portugal.

De acordo com o Guia, a gestão de uma empresa, em Portugal, deve contemplar aspectos como a aquisição de vistos ou de autorização de residência, o regime fiscal em vigor, a gestão do financiamento e o processo de registro de marcas ou patentes.

Gerir uma empresa num país estrangeiro tende a implicar diversas viagens e inclusive períodos de residência temporária, ou até, permanente, sendo fundamental conhecer todos os vistos disponíveis e requisitos necessários. É também importante referir de forma a incentivar o investimento estrangeiro e acelerar o estabelecimento de residência dos investidores. Portugal disponibiliza duas tipologias de vistos especiais, os vistos gold e os vistos startup.

Também os pagamentos de impostos em Portugal incidem essencialmente sob os rendimentos, imóveis e transações de bens e serviços, no entanto existem benefícios para situações de criação de valor e de bem-estar socioeconômico.

Já no que se refere ao quadro fiscal, o IRC apresenta-se como o imposto mais importante para as empresas, com taxas que variam dos 21% aos 29,50%, sendo que a escolha do local e do tipo de investimento pode potenciar múltiplos benefícios fiscais. Este enquadramento legal fiscal prevê também vários regimes de benefícios fiscais para investimento de apoio ao crescimento e criação de emprego, com várias vantagens para as empresas. Além disso, e de forma a incentivar o investimento, Portugal tem estabelecido inúmeros acordos internacionais, como as convenções para evitar a dupla tributação e os acordos de promoção e proteção recíproca de investimentos.

No que diz respeito ao financiamento, é fundamental abrir uma conta da empresa, sendo para isso ter conhecimento dos requisitos exigidos para a abertura da mesma.

O registro de patentes e marcas é a única forma legal de proteger uma marca, logotipo ou outros sinais de serem usados sem autorização do titular, sendo crucial conhecer os procedimentos e custos associados ao seu pedido e registro.

Estas e outras informações relevantes para o investimento em Portugal e mais especificamente em Aveiro, estão disponíveis no Guia de Apoio ao Investidor Internacional em www.aida.pt.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!