Um parque de crianças na cidade de Nagano (província homônima) está sendo fechado devido a uma queixa de barulho feita por um residente local.
Trabalhadores começaram a limpar o Aokijima Yuenchi na segunda-feira (17). O playground será removido e usado em outro lugar. Até o fim de abril, ele será um terreno vazio.
O governo da cidade de Nagano abriu o parque em 2004 em um terreno alugado. O intuito era ele ser usado por um centro de cuidados pós-escola.
Em março de 2021, um único residente se queixou sobre o barulho feito pelas crianças que estavam brincando no parque.
Em resposta, o centro de cuidados decidiu parar de usar o parque. Ele se consultou com a cidade, dizendo que não seria mais responsável por ele.
O residente que fez a queixa de barulho não pediu para que o parque fosse fechado, mas a cidade tomou a decisão em fevereiro de 2022, dizendo que estava impossibilitada de encontrar um indivíduo ou grupo para gerenciá-lo.
Após a notícia ter sido amplamente reportada em dezembro do ano passado, o reclamante se tornou alvo de críticas online.
Uma pesquisa realizada pelo professor Isami Kinoshita da Universidade das Mulheres de Otsuma mostra que mais de 70% dos estudantes do primário em áreas urbanas do Japão não brincam fora durante os dias úteis. Os dados indicam a importância de garantir playgrounds para as crianças.
Vários tipos de atividades são restritas em vários parques por todo o Japão.
O fechamento do parque na cidade de Nagano está chamando atenção nacional, visto que isso fez as pessoas considerarem como elas podem balancear seu ambiente de vida com locais seguros para crianças.
Fonte: NHK