Um dos objetivos do projeto ADE – Aveiro Digital Export, promovido pela AIDA CCI (Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro) é precisamente promover a região de Aveiro.
Em sua visita à 8th Metal Japan, a AIDA CCI apresentou Aveiro, enquanto território na vanguarda da inovação, apresentando um índice de competitividade acima da média nacional (109) e primando pela forte aposta em investigação e desenvolvimento regional (101,7).
De acordo com dados fornecidos pela AIDA CCI, a tecnologia tem tido um papel determinante na cidade de Aveiro, fazendo desta um ecossistema inovador e competitivo e um dos principais impulsionadores do desenvolvimento econômico da região.
Em 2019, eram 354 as unidades de investigação e desenvolvimento da Região de Aveiro, o que demonstra um crescimento de 9% face ao ano anterior. A despesa em investigação e desenvolvimento das instituições e empresas regionais foi de 182 milhões de euros, nesse mesmo ano.
A crescente aposta em iniciativas que visam o desenvolvimento tecnológico e digital do tecido empresarial, potencia o caráter empreendedor e dinâmico da cidade.
A região apresenta um conjunto de organizações e projetos relevantes na área tecnológica, que a coloca na vanguarda da implementação de soluções ligadas à transição digital das empresas:
A Aveiro Tech City é uma iniciativa que reúne pessoas, empresas, institutos de investigação e soluções da última geração tecnológica para redefinir como viver e trabalhar numa cidade na nova realidade digital e conectada.
Esta iniciativa foi reconhecida pela Universidade de Harvard, que distinguiu a cidade portuguesa com o “Innovation in Community Engagement Award 2020”.
O projeto assenta em quatro eixos de atuação: educação, formação, tecnologia e aplicações e desafios, onde se incluem um vasto leque de atividades, desde a instalação de Techlabs nas escolas, à criação de um observatório de emprego responsivo, passando pelo desenvolvimento de uma plataforma de dados urbanos e um laboratório vivo com infraestrutura de fibra, sensores e conectividade 5G na cidade.
O projeto envolve também a dinamização de Bootcamps de código, desafios destinados a startups, sacleups e centros de I&D, bem como residências artísticas para a arte digital. 4.9 milhões de euros foram investidos neste projeto pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e mais de 3.000 estudantes irão beneficiar do mesmo (techlabs).
É também de destacar a Incubadora de Empresas da Região de Aveiro, um projeto que tem como objetivo potenciar economicamente as estratégias territoriais de promoção e de desenvolvimento do empreendedorismo e da inovação social, através de ações diferenciadores e qualificadoras, de espaços (polos) e de serviços de apoio à incubação de ideias de negócio e de empresas.
Para saber mais sobre o Aveiro Digital Export acesse a www.aida.pt.
Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro