A Vogue das Filipinas deu destaque para Apo Whang-Od na capa de sua mais recente edição, tornando a tatuadora de 106 anos a pessoa mais velha a agraciar a parte frontal da publicação.
Whang-Od, também conhecida como Maria Oggay, é uma mambabatok, ou tatuadora indígena tradicional, do vilarejo montanhoso remoto de Buscalan, a cerca de 15 horas da capital Manila, na província de Kalinga.
Ela é a praticante mais velha da técnica secular batok, um método que usa uma vara e espinho.
“Aclamada como a última mambabatok de sua geração, ela gravou os símbolos da tribo Kalinga, que significa força, bravura e beleza, na pele de milhares de pessoas que fizeram a peregrinação até Buscalan”, escreveu a Vogue Philippines no Instagram em 31 de março.
Antes de Whang-Od ter se tornado a pessoa mais velha a aparecer em uma capa da Vogue, Judi Dench teve a honra. A atriz apareceu na capa da Vogue Britânica em 2020 quando ela tinha 85 anos.
Bea Valdes, editora chefe da Vogue Philippines, disse que o pessoal que trabalha na publicação decidiu unanimemente colocar Whang-Od na capa, divulgou a CNN.
“Sentimos que ela representou nossos ideais do que é beleza sobre nossa cultura filipina”, disse Valdes.
O artigo da revista destaca como Whang-Od aprendeu o método de tatuagem tradicional com seu pai quando ela tinha apenas 16 anos.
Ver essa foto no Instagram
Fonte: Channel News Asia