A Toyota Motor disse na quarta-feira (19) que investirá R$1,7 bilhão (US$334 milhões) no Brasil para produzir um novo veículo híbrido compacto que pode ser abastecido a biocombustível.
O Brasil é lar para um crescente número dos chamados veículos flex que funcionam com bioetanol, gasolina ou uma mistura do dois. Até agora, a Toyota lançou apenas híbridos flexíveis dentro de sua série emblemática Corolla.
A montadora japonesa espera alcançar um público mais amplo no Brasil ao expandir em híbridos a biocombustível menores e mais baratos, os quais ela planeja começar a vender já em 2024.
A Toyota não anunciou quais modelos específicos serão produzidos, embora o esportivo utilitário Yaris Cross seja considerado um candidato.
O investimento da Toyota será feito em sua planta de Sorocaba, no estado de São Paulo.
As realidades estruturais do Brasil também estão por trás da medida. Veículos completamente elétricos enfrentam dificuldades para se tornar dominantes no país devido à tarefa complicada de desenvolver uma rede de estações de recarga.
O mais recente investimento deve gerar 700 novos empregos. Os novos pequenos veículos devem ser exportados para 22 países na América Latina.
A Toyota produziu 224.133 veículos no Brasil em 2022, alta de 30% ante o ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Fabricantes de Veículos Automotivos.
Fonte: Asia Nikkei