Foi acionado um alerta de tsunami, com ordem de evacuação emitida para moradores da costa de uma ilha remota das Filipinas depois da ocorrência de um forte terremoto.
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) o terremoto foi de magnitude 6,2 na costa leste das Filipinas, na terça-feira (4), às 21h54 no horário de Tóquio, ou 1 hora a menos no local, a cerca de 120 quilômetros da ilha de Catanduanes, na ilha principal de Luzon.
O Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC) disse que inicialmente estimou que o terremoto foi de magnitude 6,3, enquanto o Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia relatou magnitude 6,6.
Os terremotos rasos tendem a causar mais danos do que os mais profundos, mas até agora não houve relatos imediatos de danos em Catanduanes. Esse foi a uma profundidade de 15 quilômetros.
A agência sismológica estatal disse que o terremoto causou uma “pequena perturbação no nível do mar” e alertou sobre as ondas de tsunami com menos de um metro de altura acima da maré normal ao redor das ilhas Catanduanes e Samar.
Mais tarde ocorreram duas réplicas, de magnitude 4,5 e 4,7, na mesma região, a uma profundidade considerada rasa, de 10 quilômetros.
Fontes: News Digest, USGS e Al Jazeera