A Yoshinoya, grande rede japonesa de gyudon (tigela de arroz com carne), está se juntando com a Universidade de Medicina da Província de Quioto e a produtora de ingredientes alimentícios Taiyo Kagaku para pesquisa e desenvolvimento de novos itens alimentares, como gyudon “com elevado desempenho funcional”, que os consumidores podem comer sem se preocupar com diabetes e outras doenças relacionadas ao estilo de vida.
Os 3 grupos estabeleceram um órgão de pesquisa conjunta industrial-acadêmica sobre “comida e saúde” na universidade provincial em 1º de abril.
Eles usarão a fibra dietética hidrossolúvel “parcialmente hidrolisada guar gum (PHGG)” na pesquisa.
Ela é derivada de grãos encontrados em regiões secas do Sul da Ásia e acredita-se que reduz o nível de colesterol e controle o aumento dos níveis de açúcar no sangue. A equipe de pesquisa verificará medicamente os benefícios para a saúde da PHGG quando adicionada ao gyudon, e outros efeitos.
Uma equipe de pesquisa de endocrinologia e metabolismo da Taiyo Kagaku e a universidade provincial já reportou resultados experimentais usando ratos, afirmando que a PHGG tem um efeito supressor sobre a obesidade ao regular o ambiente intestinal.
Fonte: Mainichi