Anéis de Saturno estão desaparecendo, revela nova pesquisa

Os anéis de Saturno são feitos de partículas de gelo que variam do tamanho de grãos de areia a rochas.

O gigante planeta gasoso Saturno (banco de imagens)

De acordo com pesquisa recente que analisou dados da missão Cassini da NASA, os icônicos anéis de gelo de Saturno poderão não estar visíveis para futuros observadores do céu.

Publicidade

Os estudos, que foram publicados em maio, oferecem novas visões sobre a idade e potencial desaparecimento desses elementos celestiais renomados.

Cientistas debatem há muito tempo sobre a origem e idade dos anéis de Saturno e a missão Cassini contribuiu com dados valiosos que ajudaram a esclarecer esses mistérios.

A análise dos dados da Cassini reunidos durante sua órbita em torno do gigante planeta gasoso de 2004 a 2017, sugere que os anéis podem ter se formado bem depois da criação de Saturno. Essas descobertas, compartilhadas em três estudos publicados, desafiam a noção de que os anéis existem há bilhões de anos, em termos astronômicos.

Richard Durisen, autor líder de dois estudos publicados no jornal Icarus e o professor emérito de astronomia na Universidade Bloomington em Indiana, nos EUA, manifestaram que a conclusão extraída dos dados é que os anéis de Saturno podem ser relativamente jovens comparados com o planeta em si. Essa descoberta abre possibilidades excitantes para estudar o processo que levou à formação dos anéis e sua estrutura marcante.

Durante o grand finale da Cassini, uma fase em que a nave espacial manobrou entre Saturno e seus anéis, informação valiosa foi reunida. Os dados revelaram o número de meteoritos poluindo os anéis, a massa dos anéis e a taxa a qual material dos anéis cai sobre o planeta. Essas medidas apontaram consistentemente para a idade mais jovem dos anéis.

Os pesquisadores também descobriram evidência de que os anéis estavam relativamente livres de acúmulo de poeira cósmica. O Cosmic Dust Analyzer da Cassini coletou 163 grãos de poeira, que se originaram do exterior do sistema de Saturno, ao longo de um período de 13 anos. A escassez de poeira cósmica sugere que os anéis não têm estado em existência longa o suficiente para acumular uma quantidade significativa.

Adicionalmente, os pesquisadores observaram que os anéis estão perdendo massa a um ritmo rápido devido à infiltração de meteoritos. Esse fenômeno empurra material para dentro dos anéis mais profundos em direção a Saturno. Com base nessas observações, os pesquisadores estimam que os anéis provavelmente persistirão a um máximo de algumas centenas de milhões de anos, indicando seu período de vida finito.

Enquanto a origem exata dos anéis de Saturno continue desconhecida, especula-se que instabilidade gravitacional possa ter afetado a órbita de algumas das luas geladas que orbitavam o planeta, resultando na formação dos anéis.

Fonte: Geo TV

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Falha na NTT, especialmente na internet

Publicado em 25 de maio de 2023, em Sociedade

Uma parte dos usuários da internet e do telefone fixo da NTT estão sem os serviços de comunicação.

Os locais em vermelho e laranja são onde os usuários relataram falha da NTT (reprodução do Down Detector)

A operadora NTT informou sobre a ocorrência de uma falha na comunicação, desde 10h26 de quinta-feira (25), o que ocasionou queda no uso da internet e nos telefones fixos, mais centrada na área oeste do país.

Publicidade

Por isso, os usuários da gigante de comunicação estão com dificuldade para realizar as chamadas de emergência, como 110 (polícia) e 119 (bombeiros e ambulância).

Segundo o site Down Detector, as áreas marcadas em vermelho e laranja no mapa do Japão são onde os usuários relataram mais problemas de falha da NTT, o que inclui as regiões de Tóquio, Nagoia e Osaka.

Fontes: NHK, MBS e Down Detector

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!