Criar bebês humanos a partir do zero em um laboratório poderia ser possível dentro de 5 anos graças a um novo avanço.
Pesquisadores no Japão estão à beira de conseguir criar óvulos e esperma humanos no laboratório a partir do zero, os quais então se desenvolveriam em um útero artificial.
O professor Katsuhiko Hayashi, cientista na Universidade de Kyushu que já compreendeu o processo em ratos, acredita que ele está apenas a 5 anos de replicar os resultados em humanos.
Mas há preocupações éticas, visto que isso significa que mulheres de qualquer idade poderia ter filhos.
Famílias também podem querer conceber seus filhos para terem certos traços usando ferramentas de edição de genes, abrindo espaço para a noção de uma considerada criança perfeita.
Recentemente, Hayashi e sua equipe criaram 7 ratos com dois pais biológicos, usando células de pele de um macho para formar um óvulo viável e então fertilizá-lo.
A habilidade de produzir esperma e óvulos humanos sob medida no laboratório é chamada de gametogênese in vitro.
Ela funciona ao pegar células do sangue ou pele de uma pessoa e reprogramá-las para se tornarem células-tronco pluripotentes induzidas (iPS cells).
Em teoria, essas células podem transformar qualquer outra no corpo, incluindo as de óvulo e esperma.
Elas poderiam então ser usadas para criar embriões e implantados no útero de uma mulher.
Cientistas conseguiram criar óvulos humanos básicos e esperma desta maneira, mas ainda não foram capazes de desenvolver embriões.
Hayashi deduziu que levaria 5 anos para produzir células similares a óvulos a partir de humanos, com mais 10 a 20 anos de testes antes de médicos sentirem que o processo é seguro para ser usado em clínicas.
Fonte: Daily Mail