Cantor Kauan Okamoto denuncia abuso sexual pelo então dono da ‘fábrica’ de cantores Johnny & Associates

Embora o abuso sexual tenha ocorrido há anos, o cantor brasileiro foi corajoso em denunciar esse lado obscuro do entretenimento.

Cantor brasileiro Kauan Okamoto no vídeo postado no seu canal do YouTube

O cantor brasileiro Kauan Okamoto, ex-integrante da maior agência de produção de boys bands do Japão, Johnny & Associates, denunciou que sofreu abuso sexual no começo de sua carreira, em 2012. 

Publicidade

O fundador, americano, John Hiromu Kitagawa, conhecido como Johnny Kitagawa (falecido em 2019), foi o perpetrador, quando Kauan Okamoto era adolescente, na faixa dos 15 ou 16 anos. 

Com frequência, todos os juniores, como eram chamados, dormiam no espaçoso apartamento do empresário. Os abusos ocorriam de noite, já na cama, segundo o brasileiro.

Kauan tem sido destacado pela imprensa desde que deu seu primeiro depoimento em uma live como o então político Gaasyy, no seu canal do YouTube. Foi encorajado a realizar uma coletiva de imprensa no Clube dos Correspondentes Estrangeiros do Japão (FCCJ), por que a imprensa japonesa colocava um véu sobre o caso, por se tratar de uma agência tão “poderosa”.

Corajosamente, relata que por esconder seus sentimentos em relação a essas ocorrências, não podia agir com naturalidade, teve crises de pânico e passou por muito sofrimento. Depois que resolveu abrir seu coração, se sente aliviado e deseja que esse tipo de comportamento seja banido dos bastidores do mundo artístico. 

Outras vítimas de abuso sexual decidiram vir a público

Hashida também resolveu dar seu depoimento do abuso sexual quando tinha apenas 13 anos (JNN)

Depois do depoimento corajoso, em japonês fluente do atual cantor brasileiro em carreira solo, outros ex-juniores, talvez apoiados pela população horrorizada com o que acontecia e era um assunto velado, começaram a aparecer para falar. 

Uma reportagem feita pela estatal inglesa BBC também ajudou a trazer esses fatos à tona.

Outro que decidiu contar que foi vítima de abuso sexual, foi o japonês Yasushi Hashida, 37, o qual continua dançando e cantando, “com a intenção de evitar que danos semelhantes ocorram”. Ele relata que sofreu abuso sexual quando tinha apenas 13 anos, cheio de sonhos de se tornar um grande artista. 

Medo e sigilo 

Todos os depoimentos arrancam lágrimas das pessoas que os ouvem, imaginando como os adolescentes devem ter ficado com medo, mas não tinham coragem sequer de comentar entre eles. 

Cantor Kauan Okamoto na coletiva de imprensa no FCCJ (reprodução)

O modus operandi parecia ser sempre o mesmo. Johnny convidava para jantar, depois que os garotos tomavam banho e iam para cama, começava a massagem, terminando em abuso. No dia seguinte, como se nada tivesse acontecido, os alvos ganhavam uma cédula de 10 mil ienes. Se o contrariassem no sentido de não permitir os assédios e abusos eram ignorados pelo famoso Johnny.

Passadas 8 semanas após a denúncia corajosa do cantor brasileiro Kauan Okamoto, já são 11 vítimas que resolveram se revelar, sem esconder o nome.

Projeto de lei para prevenção da recorrência

Na terça-feira (16) tanto Okamoto quanto Hashida, atenderam ao convite do Partido Democrático Constitucional do Japão para darem depoimento, a fim de elaborar um projeto de lei para prevenção dos abusos sexuais e outros crimes no meio artístico, que ocorrem nos bastidores do mundo do entretenimento.

A atual presidente da empresa  Johnny & Associates, Julie Keiko Fujishima, é filha de uma então diretora, Mary Y. Kitagawa, apresentou um pedido de desculpas para o cantor Kauan Okamoto, depois de uma reunião com ele, segundo um vídeo no seu canal, em 13 deste mês. Assim, Okamoto espera que não surjam mais vítimas.

Caso queira assistir aos vídeos do canal do cantor Kauan Okamoto, da reportagem da BBC e da coletiva de imprensa no FCCJ, veja a lista abaixo.

Fontes: JNN, Sanspo, IT Media, Bunshun, BBC e FCCJ

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Um morto e um fraturado pela queda do guindaste

Publicado em 16 de maio de 2023, em Acidentes

A queda do guindaste deixou dois homens soterrados, os quais foram retirados mas um já sem vida e outro bastante ferido.

Vista aérea do local do acidente mostra o guindaste caído (FNN)

Pouco antes das 10h de terça-feira (16), ocorreu um acidente em um canteiro de obras em Shinagawa-ku, Tóquio, pois um guindaste gigantesco caiu sobre 3 veículos, entre eles uma wagon e um caminhão.

Publicidade

Por causa da queda, o homem que estava na wagon morreu e o que estava no caminhão sofreu fratura na perna e está internado.

Uma testemunha ligou para o 119 para pedir socorro para as vítimas do acidente ocorrido na obra de construção de uma instituição de idosos.

Segundo a polícia, a queda ocorreu quando o operador estava carregando uma perfuratriz, pendurada. O guindaste de 20 tonedadas deve ter perdido o equilíbrio e caiu sobre 3 veículos que estavam na obra.

“Estava assistindo à tevê quando ouvi um estrondo e o aparelho quase caiu”, relatou uma das pessoas da vizinhança.

O Departamento de Polícia Metropolitana está investigando o acidente em detalhes.

Guindaste caído na obra de construção (NHK)

Fontes: NHK e FNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!