Em 18 deste mês, a imprensa deu a notícia de um sapo na salada que uma cliente comprou no supermercado, na província de Nagano, no dia 11.
Desta vez, um outro foi encontrado na salada picante (tan-tan) de udon oferecida na loja Isahaya da rede Marugame Seimen, na província de Nagasaki, em 21 deste mês.
Segundo a informação da rede, a salada contém vegetais crus, onde o suposto sapo estaria misturado, por isso, esse prato foi suspenso até quinta-feira (25).
A Marugame Seimen procurou orientação do centro de saúde pública, o qual determinou que o anfíbio entrou na fábrica parceira, de processamento de vegetais. Por isso, foram realizadas inspeções no local.
No caso de Nagano, identificou-se que o anfíbio era o Dryophytes japonicus, ou chamado popularmente de perereca japonesa, o qual mede entre 2 e 4,5 centímetros e é extremamente resistente ao frio mais rigoroso.
De acordo com Yasushi Kawakami, curador do Tottori Prefectural Museum, conhecedor dos anfíbios, as pererecas japonesas estão começando a entrar na estação reprodutiva mais ativa do ano, do final de maio a junho.
“No caso desses anfíbios – sapos, pererecas e rãs – este é o momento em que eles procuram ativamente lugares para depositar seus ovos, sempre perto da água, pois seus filhotes crescem nesse ambiente”, explicou.
É preciso tomar cuidado na hora de lavar os vegetais que irão para a salada.
Fonte: BSS