Governo do Japão endurece controles sobre exportações de semicondutores para a China

Uma das grandes preocupações para o Japão e os EUA é a possibilidade de uma contingência em Taiwan.

Ilustrativa (banco de imagens)

O governo japonês lançará, o mais brevemente em julho, normas mais duras sobre a exportação para a China de equipamento de fabricação de semicondutores de ponta, os quais são essenciais para o desenvolvimento de supercomputadores e inteligência artificial (IA).

Publicidade

Em outubro do ano passado, os EUA, em competição com a China por supremacia de alta tecnologia, introduziram um embargo de semicondutores.

No fim de março deste ano, o Japão anunciou um projeto de revisão a um decreto do ministério sobre Intercâmbio Estrangeiro e Lei de Comércio Estrangeiro para fortalecer controles de exportação sobre 23 itens de equipamento de fabricação de chips, em um esforço para trabalhar com os EUA a fim de evitar fluxos de tecnologias para a China e seu desvio para melhorar seu arsenal militar.

A medida comercial dos EUA, destinada a ajudar a colocar freios na expansão militar da China, acabaria tendo pouco impacto a menos que ela seja seguida por restrições rigorosas por outros países.

Contra esse cenário, o presidente dos EUA, Joe Biden, realizou uma série de reuniões com os primeiros-ministros do Japão, Fumio Kishida, e da Holanda, Mark Rutte, em meados de janeiro para discutir normas. Companhias no Japão e na Holanda são fortes no campo de equipamento de fabricação de semicondutores.

Altos funcionários do governo do Japão, dos EUA e da Holanda que se encontraram no fim de janeiro, compartilharam a opinião de que exportações para a China precisavam ser regulamentadas e o Japão e a Holanda concordaram em seguir os passos dos EUA.

Ao trabalhar juntos, os 3 países esperam conectar lacunas regulatórias e prevenir que a China use semicondutores de ponta para desenvolver armas de alta tecnologia.

Uma das grandes preocupações para o Japão e os EUA é a possibilidade de uma contingência em Taiwan que, de acordo com alguns analistas, poderia surgir no fim dessa década.

A China considera a democracia da ilha autogovernada como república separatista que precisa ser unificada com a ilha principal, à força se necessário.

“Se isso ocorrer, o Japão será grandemente afetado”, disse um oficial do governo japonês, sugerindo que o país não tem escolha além de manter uma certa distância da China no campo econômico.

Em dezembro do ano passado, a China respondeu às restrições dos EUA ao levar a discussão para a Organização Mundial do Comércio (OMC). Se a China impuser medidas retaliatórias similares contra o Japão, tal como apresentar uma queixa junto à OMC e restringir importações de produtos japoneses, as relações entre Japão e China poderiam ficar mais tensas.

De acordo com fontes informadas, a China emitiu um alerta direto para a Holanda dizendo que ela “deveria considerar o que estaria em seus interesses a médio e longo prazo”.

O governo japonês planeja fortalecer as normas já em vigor sob a lei de comércio estrangeiro, enquanto equilibra a necessidade de garantir segurança econômica e para ajudar atividades corporativas, disseram autoridades.

Fonte: Yomiuri

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Festival das rosas em um dos maiores parques do mundo, em Gifu

Publicado em 23 de maio de 2023, em Passeios Recomendados, Turismo em Gifu

Para quem ama rosas e outras flores, o passeio pelo parque que fica em Gifu é imperdível!

Rosas de variedades raras, antigas às mais recentes no parque em Gifu (reprodução)

Um dos maiores parques de roseiras do mundo, situado em Kani (Gifu), está com as rosas de primavera floridas, comemoradas em um imperdível festival.

Publicidade

O passeio nesse parque é imperdível, pois guardará como uma recordação eterna, pois são poucos como esse no mundo, cheio de jardins exuberantes e muito bem cuidados. Para quem mora na região Tokai tem o privilégio da facilidade de acesso. O Gifu World Rose Park atrai turistas japoneses de todo o país e também os estrangeiros, tamanha a beleza.

As variedades de rosas aumentam a cada ano e o acervo desse parque é incrível, pois tem desde as mais antigas do mundo como as mais atuais do Japão e de vários outros países.

Jardins de rosas muito bem cuidados (reprodução)

O passeio pelo parque é prazeroso, pois o visitante desfruta de uma bela caminhada entre os arranjos belíssimos feitos com as roseiras coloridas e perfumadas.

Um dos jardins com ar europeu (reprodução)

Além das rosas, o parque gigantesco e bem cuidado tem nemophila ou olhos azuis de bebê como é chamada no Brasil, girassóis e cosmos, dependendo da época, para que os visitantes possam curtir as flores de acordo com as 4 estações do ano.

Agora é época das gauras, lírios, papoulas, weigelas e outras. Em relação às rosas, exibem o seu esplendor também no outono.   

Gifu World Rose Garden

ぎふワールド・ローズガーデン

Decoração com as rosas trepadeiras (reprodução)

  • Período do festival das rosas: até 11 de junho
  • Horário: 9h às 17h 
  • Ingresso para o festival: ¥1.050 para adultos (pessoas com idade inferior à do colegial não pagam)
  • Pessoas que necessitam de cadeira de rodas e seu acompanhante não pagam
  • Estacionamentos: os dois são de graça
  • Toque aqui para abrir o mapa de um dos estacionamentos do parque 

Ótimo passeio! 

Fontes: CTV e WRG

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!