Há possibilidade de terremoto forte, aponta especialista

Terremotos de intensidade sísmica igual a superior a 3 vêm ocorrendo em diversos pontos do Japão.

Primeiro piso do sobrado foi destruído com o terremoto de intensidade 5 em Ishikawa (ANN)

Desde o início deste mês, ocorreram 11 terremotos com intensidade sísmica igual ou superior a 4, enquanto a soma dos de intensidade 3 é de 29

Publicidade

Segundo um porta-voz da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), “se ocorrer um terremoto de escala mais forte, existe risco de danos a serem causados pelo tsunami”, disse na terça-feira (16).

Desde domingo (14), mais de 10 terremotos com intensidade sísmica de 1 ou superior ocorreram perto das Ilhas Izu e Hachijojima. A AMJ pede cautela ao povo. 

Junzo Kasahara, professor emérito da Universidade de Tóquio disse que “os terremotos estão ocorrendo em locais pontuais. Mas acho que o fato de todos eles se tornarem ativos ao mesmo tempo podem estar relacionados entre si”.

Por isso, não descarta a “possibilidade um terremoto de maior escala”, em algum lugar do país, podendo ser o de Tóquio, o de Nankai, Tonankai ou outro inesperado. 

Terremotos ocorridos em maio (ANN)

Artigos de prevenção de desastres

Depois da ocorrência do terremoto de intensidade 5 forte em Chiba, a gerente de um home center da província disse que logo após o tremor a procura pelos artigos de prevenção aumentou. Tanto que a loja criou um corner só para isso.

Segundo ela, os produtos que tiveram grande aumento de vendas são as fontes de alimentação de energia portáteis, de tamanho compacto, que ajudarão no caso de um desastre para carregar o smartphone, luminárias e outros.

Além disso, os clientes levam caixa fechada de água mineral, alimentos específicos no momento da emergência e lâmpada LED que acende na água, como se fosse uma vela.

No caso de um forte terremoto a recomendação é ter em mãos o kit de emergência para poder buscar abrigo imediatamente.

Fonte: ANN 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Mais uma estrangeira presa por não ter habilitação de cabeleireira

Publicado em 16 de maio de 2023, em Sociedade

Segundo a polícia o salão estava funcionando com a licença comercial, porém a dona não tem habilitação de cabeleireira.

Foto meramente ilustrativa de cabeleireira (RawPixel)

Na terça-feira (16), a polícia informou sobre a prisão da dona de um salão de beleza, situado em um prédio na cidade de Kawaguchi (Saitama), por violação da Lei do Esteticista.

Publicidade

Segundo a polícia, ela é vietnamita, 35, e seu funcionário, 29, do mesmo país, também foi preso. O salão teria sido aberto há cerca de 2 anos e a maioria dos clientes era estrangeira.

O estabelecimento tinha a licença da atividade comercial de cabeleireira registrada no Centro de Saúde, sob o nome de outra pessoa como responsável. Por isso, a polícia investiga se a pessoa responsável, a que tem a carteira de esteticista (cabeleireira), teria emprestado o nome de forma ilegal.

Segundo as fontes, a vietnamita abriu o salão de cabeleireira em julho de 2022. A dona teria feito um permanente em uma cliente igualmente vietnamita, na faixa dos 20 anos, como também atendeu outros clientes conterrâneos e também do Myanmar para cortes.

O menu dos serviços era variado e os preços cobrados ficavam na faixa entre 2 a 16 mil ienes, dependendo dos procedimentos.

Como na cidade de Kawaguchi residem cerca de 40 mil estrangeiros, da Ásia e Sudeste Asiático, como chineses, vietnamitas e outros, os dois faziam propaganda através das redes sociais.

Fontes: Yomiuri e Asahi 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Nihongo - Estude em casa com o Kumon!
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Empregos para estrangeiros no Japão UT Suri-emu
Bell Mart - Produtos brasileiros no Japão