De acordo com o anúncio feito na tarde de terça-feira (30), a Hino Motors e a Mitsubishi Fuso Truck and Bus chegaram a um acordo para fusão dos negócios.
As empresas controladoras, a japonesa Toyota Motor Corporation e a alemã Daimler Trucks, assinaram concordando com o acordo, pois farão cooperação mútua nas áreas de desenvolvimento, compras e produção dos veículos comerciais como caminhões e ônibus. Além disso, as 4 montadoras irão cooperar no desenvolvimento de tecnologias avançadas como o hidrogênio.
No ano passado, recentemente, a Hino Motors foi exposta a fraudes relacionadas aos testes de desempenho de motores. Devido à influência da fraude, os resultados financeiros consolidados do ano fiscal encerrado em março de 2023 registraram déficit de 117,6 bilhões de ienes, ficando em vermelho pelo terceiro ano consecutivo.
“O mercado japonês de veículos comerciais é pequeno em comparação com o resto do mundo e é difícil para cada empresa competir sozinha. Ao melhorar a eficiência dos negócios na produção, fortalecermos nossa base de negócios e competitividade para lidar com tecnologias de última geração, como CASE (acrônimo de connected, autonomus, shared & services e electric)”, disse o CEO da Toyota Motor, Koji Sato.
“A colaboração de hoje beneficia todas as quatro empresas”, disse o CEO da Daimler Trucks, Martin Daum.
O CEO da Hino Motors, Satoshi Ogiso, reiterou as palavras do colega da Toyota, dizendo que “é muito difícil sozinho”, especialmente no momento da neutralização do carbono.
Karl Deppen, CEO da Mitsubishi Fuso, disse que “ganharemos força unindo as mãos”, para “acelerar o desenvolvimento tecnológico”.
Fontes: Yomiuri e NHK