Lançamento do míssil norte-coreano gera alerta, cancelado em seguida

A população de Okinawa recebeu o alerta do lançamento do míssil às 6h30 de quarta-feira.

À esq. a mensagem de alerta enviada às 6h30 e à dir. a do cancelamento (PM)

Às 6h30 a população de Okinawa recebeu uma mensagem de alerta – J-Alert – sobre o lançamento do míssil da Coreia do Norte, recomendando buscar um local seguro para se abrigar.

Publicidade

No entanto, às 7h04, o alerta foi cancelado porque o míssil não passou pelo país.

Logo em seguida, às 7h05 a Guarda Costeira informou ao Ministério da Defesa do Japão (MOD) que o míssil em questão já havia caído.

O Japão está em alerta desde segunda-feira (29), data em que a Coreia do Norte comunicou sobre o lançamento do míssil chamado de “satélite artificial”, entre 31 de maio e 11 de junho

“A Coreia do Norte disparou o que afirma ser um ‘veículo de lançamento espacial’ para o sul na quarta-feira”, disseram os militares sul-coreanos, depois de revelar um plano para o lançamento no início desta semana, apesar das críticas e advertências internacionais”, segundo a agência de notícias Yonhap.

O lançamento do “foguete” marca a primeira provocação norte-coreana desde que lançou o que alega ser um míssil balístico intercontinental Hwasong-18 em 13 de abril.

Fontes: NHK e Yonhap

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Tufão Mawar segue em direção a Mie e Aichi

Publicado em 30 de maio de 2023, em Tempo

Por causa da previsão do curso do tufão Mawar, a AMJ pede cautela e prevenção em Okinawa, mas também em Kansai e Tokai.

Previsão de curso do tufão Mawar (AMJ)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou no fim da tarde de terça-feira (30) sobre as novas previsões em relação ao segundo tufão do ano, o Mawar.

Publicidade

De “feroz” passou a grande e forte na terça-feira, mas continua com 950hPa de pressão atmosférica central e com movimento quase parado. Atualmente está ao sul das ilhas da província de Okinawa, com uma área de tempestade imensa. Tem raios de 700 quilômetros no lado sul e 500 no norte.

É provável que por volta das 15h assole a cidade e ilha de Miyako na quinta-feira (1.º) e no dia seguinte, a ilha principal de Okinawa, mantendo sua potência. Há possibilidade de rajadas de vento de até 35 metros por segundo.

Close no mapa de previsão do curso do tufão Mawar, no domingo (AMJ)

É possível que no domingo (4) a área de tempestade do tufão Mawar cubra uma parte da costa do Pacífico, nas províncias de Shikoku, Kansai e Tokai. Portanto, se mora nessas regiões, em Osaka, Mie e Aichi, as recomendações da AMJ são:

  • Se mora em casa térrea, convém verificar os telhados e as calhas antes, como medidas contra a inundação
  • Ter em mão o mapa das áreas de risco (hazard map) e verificar antecipadamente as rotas no caso de precisar buscar abrigo
  • Deixar a mochila de emergência preparada

Moradores de Miyako (Okinawa) tomam medidas de prevenção contra o tufão Mawar (NHK)

Fontes: AMJ, Yahoo! e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão