A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira (5) que a covid-19 não se qualifica mais como uma emergência global, marcando um fim simbólico para a devastadora pandemia de coronavírus que causou lockdowns uma vez impensáveis, destruiu economias no mundo e matou pelo menos 7 milhões de pessoas.
A OMS disse que, embora a fase de emergência tenha acabado, a pandemia ainda não chegou ao fim, citando aumentos recentes em casos do Sudeste Asiático e Oriente Médio.
A agência das Nações Unidas diz que milhares de pessoas ainda estão morrendo em decorrência do vírus a cada semana.
“É com grande prazer que eu declaro o fim da covid-19 como emergência de saúde global”, disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Gebreyesus. “Isso não significa que a covid-19 acabou como ameaça de saúde global”.
Quando a agência de saúde das Nações Unidas declarou pela primeira vez o coronavírus como crise internacional em 30 de janeiro de 2020, ela ainda não havia nomeado a covid-19 e grandes surtos além da China ainda não haviam sido registrados.
Mais de 3 anos depois, o vírus infectou um número estimado de 764 milhões de pessoas e cerca de 5 bilhões receberam pelo menos uma dose de vacina contra coronavírus.
Fonte: Mainichi