A gigante mundial dos semicondutores, TSMC, se instalará na cidade de Kikuyo (Kumamoto), e junto com ela outras empresas deverão construir suas unidades.
Antecipando-se à vinda de mais trabalhadores, a Prefeitura de Kikuyo abriu uma seção de atendimento aos residentes estrangeiros, na segunda-feira (29), no piso térreo do prédio principal.
Com o objetivo de criar uma cidade que seja fácil para os estrangeiros viverem, a prefeitura está fortalecendo sua prontidão para recebê-los, inclusive criando um guia do cotidiano em vários idiomas.
Os funcionários que falam inglês e chinês já estão atendendo na nova seção das 9h às 17h. Às terças e quintas o atendimento é nos dois idiomas, enquanto o de inglês é na segunda, quarta e sexta-feira.
No dia da estreia, uma cidadã americana, 49, que reside na cidade há mais de 20 anos, foi convidada para vivenciar os procedimentos e fazer um treinamento com os funcionários.
“Quando cheguei havia muitas coisas que não entendia. Acho que se tiver alguém para ensinar, ajuda muito”, elogiou.
Além disso, em junho começará a oferecer aulas de japonês para os estrangeiros, no salão público central.
Segundo a prefeitura, até o final de abril, são 559 residentes estrangeiros de 29 países e regiões, incluindo China e Vietnã. Em 31 de março, a população da cidade era de 43.673 habitantes.
Espera-se que com a instalação da TSMC, o número de residentes estrangeiros aumente.
O movimento para criar uma sociedade onde os estrangeiros possam se integrar facilmente se estendeu para o setor privado e em abril foi criada uma organização de intercâmbio.
Fonte: Kumanichi