Saiba tudo sobre as escolas e universidades no Japão

Modelo japonês inspira estudantes e atrai procura por intercâmbio.

Sala de aula de escola no Japão (iStock)

Disciplina, obediência e colaboração são valores geralmente associados ao sistema educacional japonês. Entretanto, muito além do rigor empregado nas instituições de ensino, é o desempenho escolar dos jovens japoneses que também motiva admiração e justifica por que o país se tornou referência mundial na educação de excelência.

Publicidade

Com princípios fundamentados na cultura local, cada aluno, da escola primária até a pós-graduação, recebe incentivos para atingir a sua melhor performance.

Para chegar até a estrutura atual, o Japão passou por diversos processos, onde foi provocado, continuamente, a se adaptar às evoluções sociais, como a chegada da indústria e tecnologia. Como resultado, a educação básica, que antes era restrita aos herdeiros dos senhores provinciais, se tornou um direito gratuito e também obrigatória a todos com idade de 6 a 15 anos.

Organização do sistema de ensino

O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) é o principal responsável pela elaboração do material pedagógico utilizado nas turmas do ensino obrigatório.

Com base nas diretrizes nacionais, as escolas públicas kokuritsu (nacionais) e koritsu (provinciais) e, também, as shiritsu (particulares) formulam o seu currículo, selecionando os livros e conteúdos autorizados pela entidade para cada faixa etária.

De modo geral, o ano letivo começa um pouco depois do que é usual no Brasil. No Japão, as aulas na escola primária (shogakko) e ginasial (chugakko) começam a partir de 1.º de abril, com a cerimônia chamada de nyuugakushiki, e terminam em 31 de março seguinte. Com isso, são dois quadrimestres e um trimestre anuais, com férias a cada intervalo. Na universidade (daigaku), os acadêmicos seguem com dois semestres ao ano. Entenda melhor a estrutura:

Período letivo

O primeiro quadrimestre vai de abril a julho e é chamado de ichigakki, tendo férias de verão em julho, com duração média de 30 a 40 dias. O segundo vai de setembro a dezembro, o nigakki, e possui duas semanas de férias no inverno. O terceiro, o trimestre sangakki, ocorre de janeiro a março, com férias na primavera, antes do início do novo ano letivo. As aulas duram aproximadamente 6 horas, mais o tempo dedicado às atividades extras relacionadas a esportes ou clubes (bukatsu).

Estudo obrigatório

Embora exista o hoikuen (maternal ou creche) e o yochien (jardim de infância), as crianças a partir de 6 anos de idade precisam, obrigatoriamente, ingressar na vida escolar. O shogakko é a fase de educação primária, com duração de 6 anos. Já o ginásio, chugakko, compreende o tempo de três anos e encerra o ciclo de obrigatoriedade imposta pelo governo japonês.

A rigidez na estrutura de ensino integra as agências culturais da nação, que priorizam a educação e a disciplina. Não por acaso, existem hábitos tradicionais como a uniformização dos estudantes, responsabilização pelo cuidado com a limpeza escolar e o consumo de refeições saudáveis que se sustentam por gerações.

Ensino médio ou colegial

Ainda que não seja obrigatório, mais de 90% dos estudantes ingressam no colegial (koukou), que oferece o ensino regular e a formação especializada em indústria, agricultura e outras áreas de atuação. Além disso, é pré-requisito para aqueles que desejam fazer uma graduação. A entrada se dá por meio de exames, também disponíveis para estudantes de outras nacionalidades.

Universidades

As universidades e faculdades japonesas estão entre as melhores do mundo e, por isso, as provas de admissão – equivalentes ao vestibular no Brasil – são criteriosamente elaboradas.

As instituições passaram pela internacionalização e, agora, alunos de outros países podem cursar Medicina, Relações Internacionais, Moda e outras graduações oferecidas no Japão, caso sejam aprovados no Exame para Admissão em Universidade Japonesa para Estudantes Internacionais (EJU).

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Superdica para lavar roupas coloridas juntas, sem pelinhos e sem danos

Publicado em 18 de maio de 2023, em Dicas Especiais

Se ainda separa as roupas coloridas, especialmente as de cor preta, para lavar na máquina, veja o que usar para bater tudo junto.

Roupas coloridas no tambor da máquina de lavar, incluindo toalha e camiseta preta (PM)

Em geral, quando se pensa em lavar roupas, a primeira ideia é separá-las por cores para que não fiquem cheias de pelinhos ou de bolinhas

Publicidade

Para acabar com esse problema vai precisar de um material bem prático, presente em toda casa. Basta pegar o rolo de alumínio, esse usado na cozinha, cortar uns 3 pedaços de cerca de 50 centímetros cada.

Faça 3 bolas, mais ou menos do tamanho de uma de golfe, deixando o lado brilhante para fora, e basta colocá-las no tambor da máquina com todas as roupas que quer lavar, incluindo as toalhas, no procedimento normal. 

3 bolinhas de alumínio junto com a redinha e as bolas de plástico para evitar que as roupas fiquem emboladas (PM)

Pode misturar as cores e tecidos diversos: linho, algodão, jeans, poliéster e outros materiais. As camisetas preta e a branca não vão ficar cheia de pelinhos, tampouco as roupas de outras cores.

exclua as que soltam tinta, pois podem manchar outras peças.

Ciência explica a eficiência

Essa receita não é uma qualquer, daquelas sem fundamento. Tem uma explicação convincente, do tipo que se aprende nas aulas de física.

Quando a máquina de lavar está em funcionamento, libera certas cargas elétricas no tambor, o que causa danos às roupas, que se desgastam gradativamente.

As cargas elétricas dentro da máquina de lavar são produzidas pelo atrito entre as próprias roupas e pelo movimento da máquina de lavar e podem causar eletrificação nas roupas, algo que pode ser evitado inserindo as bolas de papel alumínio.

Quando as bolas de papel alumínio ficarem muito duras podem ser substituídas (PM)

A função das 3 ou 4 bolas de alumínio é de absorver todas essas cargas elétricas para que as roupas não se danifiquem, mantendo-as em bom estado por muito mais tempo. E xô pelinhos grudados nelas também!

Experimente e veja o resultado!

Porém, não as use na secadora elétrica.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!