Saiba como realizar a revalidação de diploma brasileiro no Japão

No país asiático, só é reconhecido o ensino superior com status de bacharelado ou licenciatura, e é necessário realizar a revalidação do diploma para que ele tenha validade.

Usar o diploma de ensino superior emitido no Brasil para trabalhar no país é possível. (Créditos: iStock)

Muitas pessoas têm o sonho de morar em um país estrangeiro, e o Japão é um dos destinos mais escolhidos pelos brasileiros. Seja para estudar ou trabalhar após concluir a faculdade, o Japão oferece muitas oportunidades e profissões que exigem ensino superior e são muito valorizadas.

Publicidade

No país asiático, só é reconhecido o ensino superior com status de bacharelado ou licenciatura, e é necessário realizar a revalidação do diploma para que ele tenha validade. Cursos como tecnólogo só são válidos caso o MEC (Ministério da Educação) os reconheça como curso superior.

Como validar o diploma brasileiro no Japão?

 Para iniciar o processo de validação do diploma brasileiro no Japão, o primeiro passo é entrar em contato com o setor de intercâmbio da universidade que emitiu o diploma, para receber o direcionamento sobre as melhores opções de validação. Essa validação precisa ser feita em conjunto com o governo brasileiro e o destino escolhido.

Como o Japão não faz parte do acordo firmado pelo Mercosul, o processo normalmente vai exigir mais do que apenas a documentação. O processo irá incluir realizar a tradução juramentada e o apostilamento de Haia. Como o português não faz parte das línguas faladas no Japão, a tradução juramentada precisa ser realizada por profissionais que tenham vínculo com a junta comercial de cada estado.

Para encontrar um profissional qualificado para realizar essa tradução oficial, é preciso entrar no site do Governo Federal. Normalmente é realizada a tradução do diploma e do histórico acadêmico.

Já a apostila de Haia é um certificado de autenticidade emitido pelo Governo do Brasil que entrou em vigor em 2016, visando facilitar e agilizar a utilização de documentos brasileiros em outros países. Como o Brasil e o Japão fazem parte da Convenção de Haia, não é necessário realizar mais processos.

Após obter os dois documentos, basta enviá-los ao Japão, através do cartório do país de origem. Esse processo leva em média 6 meses. Além desses documentos, o Japão também exige que seja realizada uma prova de proficiência, também chamada de Nihongo Nouryoku Shiken, dependendo do cargo. Geralmente é exigido o conhecimento da língua japonesa na prova, que pode variar do básico até o avançado.

Todo profissional formado em qualquer instituição de ensino superior no Brasil, como a UNIPLAN, precisa fazer obrigatoriamente a revalidação do diploma para que ele tenha validade no Japão. Para pessoas que se formaram no Japão, também é possível revalidar o diploma no Brasil, em um processo muito semelhante.

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Estrangeiro é levado ao hospital depois de fumar cigarro com canabinoide HHCH

Publicado em 24 de novembro de 2023, em Sociedade

O governo tinha acabado de proibir a comercialização e a posse desse canabinoide semissintético.

Foto meramente ilustrativa de um vape de canabinoide (Flickr)

Depois da sequência de casos de mal-estar após a ingesta de goma com o canabinoide semissintético HHCH, abreviatura de hexahidrocanabihexol, considerado intoxicante, o governo japonês decidiu proibir a produção de gomas e outros produtos e a comercialização, além da posse, a partir de 2 de dezembro. 

Publicidade

Na noite de quinta-feira (23), por volta das 23h50, a ambulância foi atender a um pedido de socorro em um hotel em Tóquio. O hóspede na faixa dos 30 anos, de Taiwan, disse que comprou e fumou um cigarro contendo HHCH e outros ativos em uma loja de CBD nas imediações.

Cerca de uma hora depois que fumou sentiu tontura e a sensação de que seu coração iria parar de bater. Ele foi levado ao hospital.

Fotos ilustrativas de gomas com THC (à esq.), considerada ilícita, e à dir. goma com HHCH, passará a ser ilícita (FNN)

As casas que vendem produtos à base de CBD, CBG, CBN e outros canabinoides, estão sendo visitadas pelas autoridades do Ministério da Saúde Trabalho e Bem-Estar (MHLW) ou polícia e, se encontradas as gomas que levaram dezenas de pessoas ao hospital, cigarros ou outro produto, estão confiscando

Assim, os produtos com HHCH que até então não eram proibidos no Japão, passam a ser ilícitos, como foi o caso do tetrahydrocannabinol ou THC. 

O MHLW também está considerando proibir todas as substâncias com estruturas químicas semelhantes ao HHCH.

Fontes: FNN e Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!