Subsídio para o velório e cremação: veja os procedimentos

A morte de um ente querido traz muitos custos emocionais, mas também financeiros. Veja sobre subsídios relacionados ao seguro de saúde para custos funerários que você só pode obter se solicitar.

Imagem durante um velório (ilustrativa, PM)

Você já imaginou o quanto custa realizar um funeral? Mesmo que você faça um chokuso (直葬, funeral direto em tradução livre), em que o corpo é transportado diretamente para o crematório sem velório ou cerimônia de despedida, os custos podem ficar entre 200.000 a 250.000 ienes. Se o falecido não deixou nenhuma reserva de dinheiro para o funeral, a família enlutada precisa despender o valor, mas a carga de custos pode ser reduzida usando o sistema de subsídio de custos funerários das prefeituras.

Publicidade

Se o falecido estava inscrito no Seguro Nacional de Saúde (Kokumin Kenko Hoken), os enlutados e outras pessoas que realizaram o funeral têm direito a uma “taxa de rituais funerários” (Maiso-hi 葬祭費). O valor varia de local para local, com uma taxa fixa de 70.000 ienes nos 23 distritos de Tóquio, mas em muitas cidades o valor fica entre 30.000 e 50.000 ienes. Por exemplo, na cidade de Yokohama, o benefício para falecidos que faziam parte do Kokumin Kenko Hoken é de ¥50.000. As despesas de funeral também são pagas se o falecido tiver 75 anos ou mais e fazer parte do sistema do seguro de saúde para idosos em estágio avançado (Koki Koureisha Iryo Seido 後期高齢者医療制度).

Se o falecido estava inscrito no seguro de saúde por alguma empresa (kenko hoken 健康保険), os dependentes que realizaram o funeral podem receber uma “taxa para enterro” fixa de 50.000 ienes, ou um máximo de 50.000 ienes se o funeral foi realizado por alguém que não seja um dependente ou pessoa com quem ele compartilhava moradia.

Ambos os subsídios só podem ser recebidos se forem solicitados. Se o falecido era membro do sistema do Seguro Nacional de Saúde, a solicitação deve ser feita à prefeitura de onde residia. O processo de solicitação varia de região para região, mas requer:

  1. Cartão de seguro de saúde do falecido
  2. Algum documento que confirme que o solicitante é um enlutado, como um recibo de uma empresa de serviços funerários
  3. Carimbo (Inkan)
  4. Cópia da caderneta bancária ou do número da conta de uma instituição financeira

Se o falecido era inscrito no kenko hoken, a solicitação deve ser feita na respectiva filial da Associação Nacional de Seguro de Saúde da província. Quando um dependente faz a solicitação, além do formulário de solicitação, é necessário o comprovante do empregador, e, caso contrário, é necessária uma cópia da certidão de óbito ou outro documento que confirme o falecimento. Quando a solicitação é feita por alguém que não seja um dependente ou uma pessoa que more com o solicitante, um recibo e uma declaração de despesas de sepultamento devem ser apresentados adicionalmente.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2010 pela Associação de Consumidores do Japão, a média nacional de custos de funeral foi de aproximadamente 2 milhões de ienes.

Embora os custos possam ser menores do que isso, dependendo do número de participantes e do tamanho do local, não há dúvida de que é necessária uma grande soma de dinheiro. Os subsídios públicos podem ser pequenos em comparação com o custo total, mas ainda há tempo para solicitar, sendo que todas as solicitações devem ser feitas no prazo de dois anos a partir da data do funeral (ou da data do falecimento em algumas áreas). Por isso é importante guardar os recibos da empresa funerária e fazer a solicitação quando necessário.

Fonte: Nikkei

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Possibilidade de réplicas em Chiba, após terremoto de intensidade 5

Publicado em 11 de maio de 2023, em Sociedade

Um terremoto relativamente forte abalou várias cidades de Chiba, como também foram registrados abalos em ampla área de Kanto. Em Tonga teve um terremoto de 7,6.

O X em vermelho indica o epicentro do terremoto em Chiba (Tenki)

Segundo a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ), ocorreu um terremoto de magnitude de 5,2, às 4h16 de quinta-feira (11), com epicentro ao sul da província de Chiba, a 40 quilômetros de profundidade.

Publicidade

A cidade de Kisarazu teve tremor de intensidade sísmica 5 forte, enquanto em Kimitsu foi de 5 fraca.

Em outras cidades foram constatados abalo de intensidade 4, como em Chiba Mihama-ku, Katsuura, Ichihara, Futtsu, Kamogawa, Chiyoda-ku e Shinagawa-ku em Tóquio, além de Kanagawa-ku, Naka-ku, Totsuka-ku, Sakae-ku em Yokohama, e Kawasaki.

Outras cidades de uma ampla área, de Tohoku a Shizuoka, tiveram tremores de menor intensidade.

Não houve preocupação com tsunami.

A AMJ alerta para a possibilidade de ocorrência de réplicas durante os próximos 7 dias.

Segundo a AMJ, este foi o primeiro terremoto relativamente forte desde 14 de março de 2012, na província de Chiba, quando foi registrado um abalo de magnitude 6,1.

Até as 9h30 de quinta-feira havia relatos de 4 pessoas feridas, residentes nas cidades de Chiba e Kimitsu (Chiba), além de Yokohama (Kanagawa).

Em relação aos danos materiais, a NHK recebeu relato de queda de telhado em Kisarazu.

Por volta da 1h02, no horário do Japão, ocorreu um terremoto de magnitude 7,6 com epicentro no Pacífico Sul, na costa das Ilhas Tonga. É possível que tenham ocorrido danos nessas ilhas da Polinésia.

Fontes: NHK e Tenki

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!