O tufão Mawar, segundo do ano, formado no sábado (20), está se movendo lentamente para noroeste sobre os mares do sudeste de Guam, segundo observação na manhã de quarta-feira (24).
Atualmente está com 935hPa de pressão atmosférica central, mas a partir de quinta-feira (25), a previsão indica que se desenvolva ainda mais e se transforme em um extremamente forte, ou “feroz”, como é classificado no japonês, pois a pressão deverá mudar para 915hPa.
Na segunda-feira (29), se não mudar o curso atual, deverá cobrir parte das Filipinas e Taiwan com essa mesma potência “feroz”. As ilhas da província de Okinawa também poderão ter as condições climáticas afetadas pois a área do segundo tufão do ano é grande, estimada em 650 quilômetros de diâmetro.
Ainda é cedo para determinar o curso do tufão Mawar. Diversas agências fizeram simulações dos possíveis cursos, mas ainda não está claro se poderá afetar o Japão.
No entanto, de acordo com o Global Storm Center, que monitora os ciclones tropicais em todo o mundo para o WeatherNews, há um pouco mais de resultados de simulação prevendo uma virada para o norte do que no dia anterior.
Por isso, a recomendação é de ficar atento a este tufão de número 2.
Fontes: AMJ e WeatherNews