A cidade de Xangai, na China, registrou sua temperatura mais alta para maio em mais de 100 anos na segunda-feira (29), alcançando um recorde de 36,1ºC.
O recorde anterior de 35,7ºC foi registrado pela primeira vez em maio de 1876 e foi alcançado apenas outras três vezes incluindo em 1903, 1915 e 2018, divulgou a mídia estatal.
É incerto quando a cidade começou a manter os registros de temperatura.
A onda de calor que quebrou recorde de segunda-feira para maio foi registrada no distrito de Xuhui da cidade, divulgou a CCTV, citando o Departamento de Meteorologia de Xangai.
Na manhã de segunda-feira, o departamento de meteorologia emitiu um seu primeiro alerta de alta temperatura do ano, visto que os termômetros da cidade ultrapassaram 35ºC por 3 dias consecutivos.
Cientistas alertam há muito tempo que ondas de calor devem piorar, visto que os impactos da crise climática causadas pelos humanos aceleram.
A temperatura das águas costeiras da China também subiu de forma significativa devido ao aquecimento global, e o aumento dos níveis do mar acelerou, disse Wang Hua, chefe de previsão marinha e departamento de monitoramento no Ministério de Recursos Naturais da China, no mês passado.
Xangai, uma das cidades mais desenvolvidas e ricas do mundo, fica na área costeira.
The Chinese city of Shanghai recorded its highest May temperature in more than 100 years on Monday, hitting a record 36.1 degrees Celsius (nearly 97 degrees Fahrenheit). https://t.co/D4hm6PpmgY pic.twitter.com/C3HHiIAtKd
— AccuWeather (@accuweather) May 29, 2023
Fonte: CNN